
sexta-feira, 2 de outubro de 2020
Redistribuição de Arquivista para Universidade do Sul, engloba Código de Vaga Livre

terça-feira, 29 de setembro de 2020
Universidade Federal devolve taxa de inscrição para cargo de arquivista

segunda-feira, 21 de setembro de 2020
3º CICLO DE PALESTRAS DA CAD UFBA
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
Resultado de Concurso Homologado

segunda-feira, 7 de setembro de 2020
Proposta da Rede ARQUIFES para o Decreto da Política de Gestão de Documentos e Arquivos da APF
a) SUGESTÃO DE ALTERAÇÃO:
Art. 1º Fica instituída a Política de Gestão de Documentos e Arquivos – PGDeArq, da administração pública federal, com a finalidade de estabelecer princípios e diretrizes para a gestão de documentos e arquivos dos órgãos e entidades públicas, com vistas à produção, classificação, avaliação, preservação, aquisição, descrição, acesso e difusão de seus documentos.
JUSTIFICATIVA: Ao sugerir abarcar a Gestão de Documentos e a Gestão dos Arquivos em uma única política, se faz necessária a inclusão das atividades arquivísticas necessários durante todo o ciclo de vida dos documentos (corrente, intermediária e permanente), por isso sugerimos a inclusão das funções arquivísticas de Rosseau e Couture (1988), como também a inclusão das funções de descrição e difusão realizadas na fase permanente. Sugerimos também a inclusão da função ‘acesso’ em atendimento ao inciso XXXIII do art. 5º , ao inciso II do § 3º do art. 37 e ao § 2º do art. 216 da Constituição Federal, ao art. 5º, da Lei do 8.159, de 8 de janeiro de 1991 e à Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011.
Aquisição: Ingresso de documentos em arquivo seja por comodato, compra, custódia, dação, depósito, doação, empréstimo, legado, permuta, recolhimento, reintegração ou transferência.
Classificação: Organização dos documentos de um arquivo ou coleção, de acordo com um plano de classificação, código de classificação ou quadro de arranjo, ou ainda, análise e identificação do conteúdo de documentos, seleção da categoria de assunto sob a qual sejam recuperados, podendo-se-lhes atribuir códigos.
Descrição: Criação de uma representação precisa de uma unidade de descrição e de suas partes componentes, quaisquer que sejam, pela apreensão, análise, organização e registro de informação que sirva para identificar, gerir, localizar e explicar materiais arquivísticos e o contexto e sistemas de documentos que os produziram.
Difusão: Estratégias que visem à acessibilidade, transparência, atingir o público, realizar a mediação, procurando maior proximidade dos usuários à informação contida nos acervos, por meio de canais de comunicação.
Produção: Etapa que compreende a elaboração ou recebimento de documentos em razão das atividades específicas de um órgão público e instituição de caráter público.
Instrumento de pesquisa: Produto da descrição que tem como função orientar a consulta e de determinar com exatidão quais são e onde estão os documentos.
Cadeia de custódia: ambiente no qual perpassa o ciclo de vida dos documento, linha contínua de custodiadores de documentos arquivísticos, desde o seu produtor até o seu legítimo sucessor, pela qual se assegura que esses documentos são os mesmos desde o início, não sofreram nenhum processo de alteração e, portanto, são autênticos.
Para auxiliar a compreensão da definição de descrição, sugerimos a inclusão da definição de instrumento de pesquisa.
Parágrafo 2º: O Plano de Gestão de Documentos e Arquivo deve contemplar as fases de planejamento, implementação e avaliação de suas estratégias e ações.
“A política de gestão arquivística de documentos deve ser formulada com base na análise do perfil institucional, isto é, de seu contexto jurídico-administrativo, estrutura organizacional, missão, competências, funções e atividades, de forma que os documentos produzidos sejam os mais adequados, completos e necessários. Além disso, deve estar articulada às demais políticas informacionais existentes no órgão ou entidade, tais como políticas de sistemas e de segurança da informação.”
Comissão de Coordenação do SIGA;
Ministério Público Federal
Cursos de Arquivologia;
Associações profissionais de arquivistas;
Associações de historiadores;
Associações da sociedade civil de atuação na fiscalização das contas públicas; e
Subcomissões do SIGA.
quarta-feira, 12 de agosto de 2020
Rede ARQUIFES participa de Consulta Pública do Arquivo Nacional
O Grupo de Trabalho de Politica Arquivística Institucional da Rede Nacional ARQUIFES definiu por iniciar o estudo da minuta da Política de Gestão de Documentos Arquivísticos que se encontra em Consulta Pública.
O Arquivo Nacional divulgou no dia 4 de agosto, que a consulta pública tem por finalidade estabelecer princípios e diretrizes para a gestão de documentos e arquivos dos órgãos e entidades públicas, com vistas à produção, preservação e acesso a documentos públicos.
Os membros do GT de Políticas Arquivísticas Institucionais, construirão propostas que serão sistematizadas pela atual Coordenadora do GT – Alessandra Germano (UFJF) para serem encaminhadas pelo Comitê Nacional da Rede ARQUIFES (CNIFES) ao Arquivo Nacional.
O GT definiu uma reunião extraordinária, no dia 24 de agosto de 2020, para agrupar as propostas e iniciar a sistematização de um documento com as contribuições da Rede ARQUIFES.
Dessa forma, pretendemos contribuir, de forma propositiva, na legislação que definirá os rumos das Politicas Arquivísticas no Brasil.
quarta-feira, 5 de agosto de 2020
Lançamento do Livro sobre Experiências Exitosas em IFES

quarta-feira, 29 de julho de 2020
Rede ARQUIFES promove conversa sobre práticas arquivísticas em IFES

- Profa. Juliana Ricarte Ferraro (UFT),
- Thayron Rodrigues Rangel (IFRJ/AN)
- Renato Motta Rodrigues da Silva (UFRPE).
domingo, 14 de junho de 2020
Canal ARQUIFES no YouTube

quinta-feira, 4 de junho de 2020
Rede ARQUIFES na 4ª Semana Nacional de Arquivos (Parte II)
- Alessandra de Carvalho Germano (UFJF),
- Pedro Felipy Cunha da Silva (UFPB)
- Renato Motta Rodrigues da Silva (UFRPE).