segunda-feira, 7 de junho de 2021

Live da Rede Arquifes na 5ª Semana Nacional de Arquivos


A Rede Nacional de Arquivistas das IFES - Rede ARQUIFES promoverá amanhã, no dia 08 de junho de 2021, às 16 horas, uma live na 5ª Semana Nacional de Arquivos, através de nosso canal no YouTube.

O tema de nosso evento, será: "Fontes Documentais sobre as Ditaduras no Cone Sul em Arquivos de Universidades e o papel dos Arquivistas Universitários Latino-americanos." 

Durante o Século XX, sobretudo entre os anos 60 à 80, a América Latina foi palco de inúmeras intervenções de regimes militares, que restringiu direitos civis e democráticos, refletindo na opacidade dos documentos, dos centros de documentação & arquivos e das suas informações.

O momento é oportuno para discutir a contribuição dos Arquivos para a memória e compreensão da História das Ditaduras do Cone Sul no século XX.

Essa discussão está alinhada com o tema da 5º Semana Nacional de Arquivos de 2021, o de Empoderar Os Arquivos.

Para esse encontro, queremos discutir as Fontes documentais sobre as Ditaduras no Cone Sul nos arquivos das universidades. Quais os registros desse período são encontrados nos Arquivos das Universidades? 

Os Arquivos das Universidades têm contribuído com a memória e a verdade e com a compreensão desse período? A promoção do acesso aos documentos desse período está na agenda das Universidades? Qual o papel dos arquivistas universitários latino-americanos no desenvolvimento dessas demandas? 

Essas e outras questões serão discutidas neste Bate-Papo: https://www.youtube.com/comunicaçãoARQUIFES

Convidados: 

Mariela Alejandra Contreras que é Arquivista na Universidade Nacional de Córdoba (UNC), Argentina. Professora Adjunta concursada do Curso de Licenciatura em Arquivologia da Faculdade de Filosofia e Letras da UNC desde 2016. 

Rafael Augusto Mendes Rosa é Arquivista da Universidade de Brasília, Coordenador de Arquivo Permanente e Diretor substituto do Arquivo Central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário