terça-feira, 26 de abril de 2016

Instituto Federal Oferecerá Curso de Técnico em Arquivo

O Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - IFSudesteMG, através do Acordo de Cooperação Técnica com o Arquivo Nacional - AN, visa implementar o curso de Técnico em Arquivo através da modalidade de educação á distância - EaD, pela Rede e-TEC.

A vigência do convênio é de 04 (quatro) anos, a partir da data da assinatura do Diretor-Geral do Arquivo Nacional José Ricardo Marques, e do Reitor do Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Rogério Araújo Guimarães, publicado hoje no Diário Oficial da União - DOU.

A Cooperação técnica, científica educacional e cultural entre as duas instituições prevê o desenvolvimento e a execução conjunta de programas e projetos de implantação do curso de formação de Técnico em Arquivos e que em breve estará disponível para o público em geral.

De acordo com o Portal do Arquivista o acordo é resultado da reunião realizada em fevereiro de 2015 entre o ex-diretor do Arquivo Nacional, o professor Galba Di Mambro, consultor e idealizador do curso Técnico de Arquivo em EaD (IF SUDESTE MG) e membros da Câmara Técnica de Capacitação e Recursos Humanos do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).

A Profissão de Técnico em Arquivo apesar de ser regulamentada pela Lei Nº 6.546 de 4 de julho de 1978, não conta com nenhuma instituição que ofereça regularmente o curso, conforme a exigência da lei.

O projeto começa a sair do papel e se tornar realidade. Esperamos que este curso possa dar conta da demanda nacional de Técnicos em Arquivo, já que muitas IFES, acabam tendo que devolver estes códigos de vaga por falta de profissionais habilitados com a exigência do concurso, e com a ausência de inscritos para os concursos.

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. quando começa as matriculas como fico sabendo sobre o curso trabalho em um Museu em Uberaba MG everaldofotos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Everaldo, bom dia!
      A Rede Nacional ARQUIFES não possui essa informação.
      Sugerimos entrar na página do IFSudesteMG e através da Lei de Acesso a Informação, solicitar esse pedido de informação através do portal:
      https://www.ifsudestemg.edu.br/

      Excluir
  3. Boa noite! Na modalidade a distância outras estados poderão participar do curso?
    Sou estudante de Arquivologia em Salvador.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Marcy Lima.
      Acreditamos que sim, mas não temos certeza. Sugerimos que você entre no Portal do IFSudesteMG e através da Lei de Acesso à Informação tire essa dúvida no portal:
      https://www.ifsudestemg.edu.br/

      Excluir
  4. Respostas
    1. Bom dia Ruana Mac. Na III Reunião de Arquivistas e Técnicos em Arquivo das IFES, que ocorreu em outubro em Fortaleza-CE ficamos sabendo de um dos docentes que este curso não começou.

      Sugerimos que você acesso a página do IFSudesteMG e faça essa pergunta utilizando a Lei de Acesso à Informação no link:
      https://www.ifsudestemg.edu.br/
      Atenciosamente

      Excluir
  5. Como será a forma de ingresso no curso ? eu já trabalho numa IFE na área e tenho interesse em realizar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Attila Pinheiro.

      Infelizmente nós da Rede ARQUIFES não temos essa informação. Sugirmos que você acesse a página do IFSudesteMG e faça esta pergunta utilizando a Lei de Acesso à Informação através do link:
      https://www.ifsudestemg.edu.br/

      Excluir
  6. Olá,necessito realizar um curso de técnico em arquivo para fins de concurso público, especificamente, para um instituto federal. Poderia indicar-me algum curso EAD que seja válido para este fim?

    ResponderExcluir
  7. Olá,gostaria muito que me mantivessem informado sobre o curso técnico em arquivo,na ocasião em que as inscrições estiverem abertas.Grato pela oportunidade.

    ResponderExcluir
  8. Prezada Viviane.
    Sugerimos que você acompanhe nosso blog.
    Divulgaremos aqui

    ResponderExcluir