A Universidade Federal do Piauí - UFPI, com sede em Teresina-PI, possui (1) um código de vaga livre de Arquivista.
Esse código livre é decorrente de um pedido de exoneração de servidor arquivista, através da Portaria Nº 1.233, de 17 de julho de 2019, que era lotado na Coordenação de Pagamento/SRH da instituição.
Conforme o Quadro de Referência de Cargos Vagos da UFPI, e com a quantitativo de códigos livres, a UFPI tende a promover um novo Concurso Público visando o preenchimento de todos os códigos livres, mas pode aceitar uma redistribuição ou aproveitamento de concursados.
Os cargos livres podem ser vistos no portal da instituição, conforme Link abaixo.
FONTE: Pagina da UFPI
terça-feira, 17 de setembro de 2019
sexta-feira, 30 de agosto de 2019
UFU declara vago o código de vaga de arquivista
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, através da Portaria nº 2.516, de 27 de agosto de 2019, declarou vago 1 Cargo de Arquivista.
O referido cargo era ocupado por ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS CHAGAS, em virtude de posse em outro cargo público inacumulável.
A portaria acima poder representar uma nova nomeação no concurso da UFU, que está válido por dois anos.
Desejamos sucesso ao André em sua nova instituição.
Fonte: DOU
O referido cargo era ocupado por ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS CHAGAS, em virtude de posse em outro cargo público inacumulável.
A portaria acima poder representar uma nova nomeação no concurso da UFU, que está válido por dois anos.
Desejamos sucesso ao André em sua nova instituição.
Fonte: DOU
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Universidade do RS declara vago 1 Código de Vaga
O Vice-Reitor da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, através da Portaria nº 2.185, de 19 de agosto de 2019 declarou vago 1 Cargo de Técnico em Arquivo.
O referido cargo era ocupado por VITOR HUGO KARST FELIX, em decorrência de posse em outro cargo público inacumulável na Universidade Federal de Santa Maria.
A legislação vigente impede que esse cargo seja ocupado por novo servidor e deve ser devolvido ao Ministério da Educação - MEC para sua extinção.
Fonte:
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.185-de-19-de-agosto-de-2019-211693573
O referido cargo era ocupado por VITOR HUGO KARST FELIX, em decorrência de posse em outro cargo público inacumulável na Universidade Federal de Santa Maria.
A legislação vigente impede que esse cargo seja ocupado por novo servidor e deve ser devolvido ao Ministério da Educação - MEC para sua extinção.
Fonte:
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.185-de-19-de-agosto-de-2019-211693573
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
UFSC promove chamada pública para redistribuição de Arquivista
A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com sede na cidade de Florianópolis-SC, através de sua Pró Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - PRODEGEST, torna pública a abertura das inscrições para a Chamada Pública de Redistribuição da carreira de cargos Técnico-Administrativos em Educação.
Dentre as disponíveis, há 1 vaga para o cargo de Arquivista.
As inscrições serão realizadas entre 21 de agosto a 6 de setembro de 2019 e devem ser efetuadas por meio eletrônico através do endereço abaixo:
http://prodegesp.ufsc.br/chamada-publica-de-redistribuicaostae/vigentes/
A seleção dos servidores que poderão ser redistribuídos para a UFSC será composta por duas etapas:
1) Análise da documentação apresentada, realizada pela CDiM/DDP, com base nos seguintes critérios:
a) Requisitos da redistribuição constantes no item 2;
b) Critérios de participação constantes no item 3;
2) Análise curricular e entrevista, caso necessário, com o candidato, a ser realizada pelo gestor da respectiva unidade de lotação, com base nos seguintes critérios:
a) Experiência na área a qual se destina a vaga;
b) Conhecimento de ferramentas e recursos tecnológicos para o exercício das atividades a serem desempenhadas nas respectivas unidades de lotação;
Previsão de resultado: A partir de 07/10/2019
FONTE
http://prodegesp.ufsc.br/files/2019/08/Chamada-P%C3%BAblica-STAE-02-2019.pdf
Dentre as disponíveis, há 1 vaga para o cargo de Arquivista.
As inscrições serão realizadas entre 21 de agosto a 6 de setembro de 2019 e devem ser efetuadas por meio eletrônico através do endereço abaixo:
http://prodegesp.ufsc.br/chamada-publica-de-redistribuicaostae/vigentes/
A seleção dos servidores que poderão ser redistribuídos para a UFSC será composta por duas etapas:
1) Análise da documentação apresentada, realizada pela CDiM/DDP, com base nos seguintes critérios:
a) Requisitos da redistribuição constantes no item 2;
b) Critérios de participação constantes no item 3;
2) Análise curricular e entrevista, caso necessário, com o candidato, a ser realizada pelo gestor da respectiva unidade de lotação, com base nos seguintes critérios:
a) Experiência na área a qual se destina a vaga;
b) Conhecimento de ferramentas e recursos tecnológicos para o exercício das atividades a serem desempenhadas nas respectivas unidades de lotação;
Previsão de resultado: A partir de 07/10/2019
FONTE
http://prodegesp.ufsc.br/files/2019/08/Chamada-P%C3%BAblica-STAE-02-2019.pdf
Marcadores:
Arquivista,
Redistribuição,
UFSC
quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
SUBSIGA-MEC tem nova gestão
A Subcomissão Setorial de Coordenação do Sistema de Gestão de
Documentos de Arquivo do Ministério da Educação (SUBSIGA-MEC) tem nova gestão
designada pela Portaria GM/MEC nº 1.393, de 20 de dezembro de 2018, cujos representantes são:
- Bárbara Cristina da Silva Monteiro (Presidente);
- Geraldo Alves de Lima (Vice-Presidente);
- Maire Andrade de Freitas (1ª Suplente).
O cargo de presidente estava sob a responsabilidade do Arquivista
Leonardo Ruas Correia, que encaminhou a seguinte mensagem:
“Agradeço imensamente ao Arquivo Nacional, por meio de seus gestores e
técnicos, pela oportunidade em contribuir com este tão importante sistema
estruturador da administração pública federal, especificamente na área de
gestão de documentos – basilar a todo o processo técnico arquivístico –, pelo
apoio empreendido e as diversas proposições e reuniões técnicas compartilhadas
com esta Subcomissão do SIGA-MEC e dessa à coordenação do SIGA/AN.
Igualmente,
ao Ministério da Educação me é mister também agradecer, mediante seus gestores
e intervenientes, a oportunização concedida, na qual, esforcei-me na realização
da missão que me foi confiada.
Por fim, agradeço aos meus colegas seccionais pelo profícuo trabalho
desenvolvido em conjunto com este órgão setorial. Ainda, segue em anexo uma
breve apresentação (abr./2018) de algumas das propostas e/ou projetos desta
SUBSIGA-MEC à época e outras que permaneceram durante o período em que
representei esta Subcomissão."
Link para a apresentação (https://drive.google.com/file/d/0B3R5JDaD1dvdLUJKWGN0Znd5ZmVZcW5MTDBTUGk2dHBvTm00/view?usp=sharing)
Link para o ato
(http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56423014 – DOU nº 245, seção 2, p. 29-30)
quarta-feira, 26 de dezembro de 2018
Comunicado CNIFES - Dezembro/2018
REDE DE ARQUIVISTAS
DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO - ARQUIFES
Comitê Nacional – CNIFES
C O M U N I C A D O
A Rede
de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino, por meio do seu Comitê
Nacional, que se reuniu no último dia 20/12/2018, tendo em vista a necessidade
de prestação de contas acerca das deliberações ocorridas na 4ª Reunião da Rede
ARQUIFES, realizada durante o 8º Congresso Nacional de Arquivologia em João
Pessoa, comunica a todos que o Comitê está trabalhando no planejamento e estruturação
das seguintes ações:
1. Consolidação
do novo portal ARQUIFES:
a.
Definição de novos conteúdos
b. Criação
de área interna
2. Planejamento
estratégico das ações de articulação política do CNIFES/ARQUIFES:
a.
Normatização do MEC e das IFES sobre
acervo acadêmico e diploma digital
b. Sites
institucionais dos Arquivos das IFES
c.
Impossibilidade da contratação de
Técnicos em Arquivo (Decreto 9.262/18)
d. Curso
técnico para formação de Técnicos de Arquivo na rede federal
e.
Documentos digitais nas IFES (PEN, AFD,
registros acadêmicos e RDC-Arq)
f.
Mobilização conjunta contra a aprovação
do PL 7920
g. Cursos
em âmbito nacional sobre os temas de interesse da rede ARQUIFES
3. Consolidação
do plano de ações dos Grupos de Trabalho ARQUIFES:
a.
Divulgação do relatório consolidado dos
resultados em 2018
b. Definição
das metas para 2019
4. Sistematização
das ações ARQUIFES a serem apresentadas no ENARQUIFES
a.
Mapeamento orçamentário dos Arquivos
das IFES
b. Levantamento
organizacional e funcional dos Arquivos das IFES
c.
Contribuição para atualização curricular
dos cursos de Arquivologia do país
Todas essas ações terão seus detalhes
planejados durante o mês de janeiro e deverão ser divulgadas até o mês de
fevereiro de 2019. Quaisquer dúvidas ou informações poderão ser solicitadas
pelo e-mail arquifes@gmail.com
Atenciosamente,
Comitê
Nacional da Rede Arquifes
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Ministério do Planejamento realizará workshop sobre AFD
Workshop
Assentamento Funcional Digital – AFD
A Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, por intermédio do
Departamento de Gestão dos Sistemas de Pessoal – DESIS, convida para o “Workshop
AFD”, que será realizado no dia 12 de dezembro de 2018, em Brasília – DF.
O objetivo é reunir servidores da área de Recursos Humanos
para apresentar o SIGEPE-AFD, a nova Portaria Normativa e o Processo
Licitatório em curso para contratação da empresa que prestará serviços de
digitalização do legado das pastas funcionais.
Local: Min.
do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
End.: Esp.
dos Ministérios, bloco K, auditório do subsolo
Data:
12/12/18
Horário: 14h
às 18h
sexta-feira, 12 de outubro de 2018
O Novo Portal Arquifes e a Pesquisa de Opinião
A campanha para o novo portal foi um sucesso, um viva para todos nós!
Mas antes de pegar as taças, precisamos agradecer os patrocinadores dessa ideia:
- Alana Carla Cavalcanti de Oliveira Guimarães
- Alex Arquivo
- Andrea Santos
- Angélica Corvello Schwalbe
- Carmen Lucia Borges Teixeira Valenti
- Cassia Gisele de Morais Rizzo
- Celia Schneider
- Cinara Reis Flores
- Claudineli Carin Seiffert
- Claudio Rodrigues
- Derian Luiz dos Santos
- Eduardo Luiz dos Santos
- Eliseu dos Santos Lima
- Emilene Santos
- Guilherme Garcia Teixeira
- Júnia Terezinha Morais Ramos
- Kelly Cristina Pontes
- Marina Costa de Oliveira
- Milena de Jesus Melo
- Miriane Fiuza
- Murilo
- Nilton Souza Oliveira
- Rosaura Antunes
- Sergio Fredrich Rodrigues
- Solange Huber
- Tassila Oliveira Ramos
- Vitor Tonini Machado
- Wagner Ridolphi
- Zenobio Junior
Juntas, essas pessoas arrecadaram R$880, e por isso somos muito gratos e nos sentimos muito honrados pela confiança depositada para executar a tarefa a frente: Criar um novo portal para a Rede Arquifes.
Ok, mas e agora, o que acontece?
Obrigado por perguntar!
Como havíamos dito durante a campanha, para um projeto desse funcionar, e para que outros projetos futuros sejam vistos com bons olhos, a transparência é primordial.
E infelizmente, a primeira coisa que acontece é: Esperar
Mas não por muito tempo.
Recebemos da equipe benfeitoria o seguinte e-mail (colado na íntegra):
"Olá Rede,
Parabéns pelo sucesso da sua campanha! Você arrecadou R$ 880,00, atingindo 110,00% da meta, a partir da colaboração de 29 benfeitores.
Como as últimas colaborações ainda podem demorar um pouco para cair na conta, em aproximadamente 7 dias te enviaremos todos os dados dos colaboradores e as orientações finais do processo de pagamento. Devido a esse prazo de conclusão das transações, o valor arrecadado pode sofrer pequenas alterações, ok?
Como já falamos lá no início da campanha, a Benfeitoria é a 1ª plataforma do mundo cobrar comissão livre. Você optou por colaborar com 8,00% para nos ajudar a bancar os custos da plataforma. Esse valor representa R$ 70,40 do seu valor arrecadado. A taxa das integradoras financeiras (4,5%) representa R$ 39,60 do total. Sendo assim, o valor líquido arrecadado pela sua campanha é de R$ 770,00.
Vamos nos falando!
Beijos, Equipe Benfeitora "
Parabéns pelo sucesso da sua campanha! Você arrecadou R$ 880,00, atingindo 110,00% da meta, a partir da colaboração de 29 benfeitores.
Como as últimas colaborações ainda podem demorar um pouco para cair na conta, em aproximadamente 7 dias te enviaremos todos os dados dos colaboradores e as orientações finais do processo de pagamento. Devido a esse prazo de conclusão das transações, o valor arrecadado pode sofrer pequenas alterações, ok?
Como já falamos lá no início da campanha, a Benfeitoria é a 1ª plataforma do mundo cobrar comissão livre. Você optou por colaborar com 8,00% para nos ajudar a bancar os custos da plataforma. Esse valor representa R$ 70,40 do seu valor arrecadado. A taxa das integradoras financeiras (4,5%) representa R$ 39,60 do total. Sendo assim, o valor líquido arrecadado pela sua campanha é de R$ 770,00.
Vamos nos falando!
Beijos, Equipe Benfeitora "
Outra fato é que teremos que esperar 7 dias para utilizar o valor. Quando essa etapa burocrática e inevitável acabar é que poderemos de fato começar a atuar.
E quando isso acontecer, isso é o que faremos:
- Documentar todas as transações (seu dinheiro é coisa séria!).
- Contratar o serviço de hospedagem do HostGator.
- Aguardar 1~5 dias para Hostgator confirmar o deposito e conceder acesso ao nosso painel de controle.
- Comprar o modelo de Wordpress Thrive (vencedor da pesquisa com os benfeitores).
- Configurar, testar e compartilhar até que todos estejam satisfeitos.
Atualizaremos vocês constantemente.
A Pesquisa de Opinião
Junto com a campanha, lançamos uma pesquisa de opinião para ouvir o que é a Rede Arquifes, o que ela quer, do que ela gosta e desgosta.Foram 50 respostas cheias de opinião, e esses são os resultados:
Os 3 desafios mais votados da profissão são:
- Executar com recursos humanos reduzidos. (41 votos)
- Conscientizar dirigentes. (36 votos)
- Executar com recursos financeiros reduzidos. (33 votos)
Os 3 recursos que mais auxiliariam a profissão:
- Softwares livres que atendam as necessidades. (29 votos)
- Promoção da área em outros eventos — Como eventos de TI ou de administração/Secretariado. (27 votos)
- Conscientização de Associações e outras organizações da área sobre a importância do Arquivista. (24 votos)
As características mais importantes para o profissional:
- Persistência. (35 votos em nível 5)
- Espírito de equipe. (27 votos em nível 5)
- Criatividade. (28 votos em nível 5)
Como os Arquifes buscam informação:
- Com colegas da área. (21 votos em nível 5)
- Lendo recursos instrumentais. (20 votos em nível 5)
- Através de informação jornalística. (13 votos)
Os principais motivos para utilizar o blog da Rede Arquifes:
- Ver notícias sobre eventos que estão ocorrendo. (35 votos)
- Se informar sobre cursos que estão acontecendo. (29 votos)
- Se informar sobre concursos públicos da área nas IFES. (23 votos)
O que gostariam de ver no Portal da Rede Arquifes:
Essa pergunta teve respostas muito acirradas, então vamos até a 5º posição- Notícias de opinião sobre temas da área. (39 votos)
- Notícias de eventos. (36 votos)
- Avaliação de Softwares e outras aplicações que ajudam a área & Notícias sobre "O que acontece lá fora?" (35 votos cada)
- Matéria de Convidados & Debates com vários participantes sobre a área & Notícias sobre artigos científicos. (34 votos cada)
- Fórum de discussão e áreas para partilhar experiências e documentos. (33 votos)
Conclusão
Temos muita coisa para fazer, para pensar e discutir, mas as coisas vão andar. Espero que esses resultados também criem insights para vocês, nossos leitores.Os resultados são os que esperavam? Essa pesquisa vai ser utilizada como base tanto para nós do atual CNIFES quanto para os futuros. Obrigado aos que participaram!
Até mais, Rede Arquifes!
quinta-feira, 4 de outubro de 2018
Ministério do Planejamento anuncia mudanças no Assentamento Funcional Digital - AFD
O Assentamento Funcional Digital (AFD) é uma iniciativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para inclusão e acesso de documentos em ambiente digital e se trata de uma plataforma de consulta ao dossiê funcional dos servidores públicos federais.
Criado oficialmente pela Portaria SEGRT/MP nº 4/2016 e recentemente atualizado pela Portaria SEGRT/MPDG nº 9/2018, o AFD vem transformando a rotina das unidades de gestão de pessoas dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).
COMO ESTÁ O AFD NAS IFES?
De acordo com levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho do Assentamento Funcional Digital (GT/AFD) da Rede Arquifes, por meio de questionário enviado através do Sistema de Informações ao Cidadão em setembro de 2018, mais de 75% das IFES já iniciaram a inclusão de documentos no AFD.
Para o coordenador do GT, Pedro Felipy Cunha da Silva, Arquivista da UFPB, embora a maioria das IFES já tenha iniciado a implantação do AFD, ainda existe um longo caminho a ser percorrido até a implantação definitiva nas atividades de produção diária e na inclusão do legado. Segundo ele, é necessário integrar a implantação do AFD com o Processo Eletrônico e com um Plano de Gestão de Documentos, para que as instituições tenham ferramentas efetivas de eficiência administrativa.
O QUE VAI MUDAR?
No último dia 02/10/2018, por meio da Mensagem Nº 560406 enviada aos Dirigentes de Recursos Humanos pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), o Governo Federal anunciou o lançamento do Novo Sistema de Gestão do AFD.
De acordo com o comunicado, a nova plataforma será disponibilizada no Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE) com o objetivo de agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão, integrar demais módulos, bem como resguardar direitos e deveres dos órgãos e entidades.
O MPDG acredita que esta mudança trará os seguintes benefícios para os usuários:
1 - Integração com SIAPE e SIGEP, diminuindo a necessidade de solicitar carga pontuais e compartilhamento de pastas;
2 - Acesso aos assentamentos dos servidores por meio do nome do servidor, CPF e matrícula;
3 - Pesquisas por UPAG, UORG e Situação Funcional;
4 - Usabilidade Padrão SIGEPE;
5 - Assinatura digital nos documentos dentro da plataforma AFD;
6 - Acesso ao sistema somente via certificado digital;
7 - Conversão de documentos WORD para PDF/A e OCR e conversão PDF para PDF/A dentro da plataforma AFD até 2,5MB.
Para utilizar o Novo Sistema de Gestão do AFD, todos os operadores precisam estar com e-mail institucional cadastrado no SIGEPE.
O seguinte calendário de implantação foi divulgado:
02/10/2018 - Comunicação aos usuários;
08/10/2018 - Disponibilização de tutorial;
19/10/2018 - Cadastramento dos operadores do atual SGAFD no Módulo do SIGEPE. Este cadastramento será realizado pelo MP;
19/10/2018 - Disponibilização aos Cadastradores Parciais de orientação sobre como dar permissão para os novos operadores via SIGAC;
22/10/2018 - Conclusão da 1ª etapa de migração – Transferência dos arquivos do ambiente do atual SGAFD para o ambiente do SIGEPE;
22/10/2018 - Suspensão da funcionalidade de incluir documento no atual SGAFD;
22/10/2018 - Liberação de acesso para os usuários (operadores e auditores) do novo módulo AFD incluir documentos;
26/10/2018 - Liberação da atualização do Curso EAD na ENAP;
15/11/2018 - Conclusão da 2ª etapa de Migração - Disponibilização dos documentos na pasta dos servidores;
01/01/2019 - Desligamento do AFD.
COMO SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO?
O levantamento completo sobre a implantação do AFD nas IFES realizado no GT/AFD/ARQUIFES será apresentado e discutido na próxima semana no VIII CNA.
O AFD e outros temas importantes para as atividades de Arquivo nas IFES, como Atualização do Plano de Classificação, Processo Eletrônico, Acervo Acadêmico Digital, Repositórios e Plataformas Digitais serão discutidos na IV Reunião Arquifes que irá ocorrer em 09/10/2018 durante o VIII Congresso Nacional de Arquivologia, no Centro de Convenções de João Pessoa/PB.
Participe!
Criado oficialmente pela Portaria SEGRT/MP nº 4/2016 e recentemente atualizado pela Portaria SEGRT/MPDG nº 9/2018, o AFD vem transformando a rotina das unidades de gestão de pessoas dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC).
COMO ESTÁ O AFD NAS IFES?
De acordo com levantamento realizado pelo Grupo de Trabalho do Assentamento Funcional Digital (GT/AFD) da Rede Arquifes, por meio de questionário enviado através do Sistema de Informações ao Cidadão em setembro de 2018, mais de 75% das IFES já iniciaram a inclusão de documentos no AFD.
Para o coordenador do GT, Pedro Felipy Cunha da Silva, Arquivista da UFPB, embora a maioria das IFES já tenha iniciado a implantação do AFD, ainda existe um longo caminho a ser percorrido até a implantação definitiva nas atividades de produção diária e na inclusão do legado. Segundo ele, é necessário integrar a implantação do AFD com o Processo Eletrônico e com um Plano de Gestão de Documentos, para que as instituições tenham ferramentas efetivas de eficiência administrativa.
O QUE VAI MUDAR?
No último dia 02/10/2018, por meio da Mensagem Nº 560406 enviada aos Dirigentes de Recursos Humanos pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), o Governo Federal anunciou o lançamento do Novo Sistema de Gestão do AFD.
De acordo com o comunicado, a nova plataforma será disponibilizada no Sistema de Gestão de Pessoas (SIGEPE) com o objetivo de agilizar o acesso à informação, subsidiar a tomada de decisão, integrar demais módulos, bem como resguardar direitos e deveres dos órgãos e entidades.
O MPDG acredita que esta mudança trará os seguintes benefícios para os usuários:
1 - Integração com SIAPE e SIGEP, diminuindo a necessidade de solicitar carga pontuais e compartilhamento de pastas;
2 - Acesso aos assentamentos dos servidores por meio do nome do servidor, CPF e matrícula;
3 - Pesquisas por UPAG, UORG e Situação Funcional;
4 - Usabilidade Padrão SIGEPE;
5 - Assinatura digital nos documentos dentro da plataforma AFD;
6 - Acesso ao sistema somente via certificado digital;
7 - Conversão de documentos WORD para PDF/A e OCR e conversão PDF para PDF/A dentro da plataforma AFD até 2,5MB.
Para utilizar o Novo Sistema de Gestão do AFD, todos os operadores precisam estar com e-mail institucional cadastrado no SIGEPE.
O seguinte calendário de implantação foi divulgado:
02/10/2018 - Comunicação aos usuários;
08/10/2018 - Disponibilização de tutorial;
19/10/2018 - Cadastramento dos operadores do atual SGAFD no Módulo do SIGEPE. Este cadastramento será realizado pelo MP;
19/10/2018 - Disponibilização aos Cadastradores Parciais de orientação sobre como dar permissão para os novos operadores via SIGAC;
22/10/2018 - Conclusão da 1ª etapa de migração – Transferência dos arquivos do ambiente do atual SGAFD para o ambiente do SIGEPE;
22/10/2018 - Suspensão da funcionalidade de incluir documento no atual SGAFD;
22/10/2018 - Liberação de acesso para os usuários (operadores e auditores) do novo módulo AFD incluir documentos;
26/10/2018 - Liberação da atualização do Curso EAD na ENAP;
15/11/2018 - Conclusão da 2ª etapa de Migração - Disponibilização dos documentos na pasta dos servidores;
01/01/2019 - Desligamento do AFD.
COMO SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO?
O levantamento completo sobre a implantação do AFD nas IFES realizado no GT/AFD/ARQUIFES será apresentado e discutido na próxima semana no VIII CNA.
O AFD e outros temas importantes para as atividades de Arquivo nas IFES, como Atualização do Plano de Classificação, Processo Eletrônico, Acervo Acadêmico Digital, Repositórios e Plataformas Digitais serão discutidos na IV Reunião Arquifes que irá ocorrer em 09/10/2018 durante o VIII Congresso Nacional de Arquivologia, no Centro de Convenções de João Pessoa/PB.
Participe!
Para se inscrever no VIII CNA acesse http://www.viiicna.com.br/
Para saber mais acesse o Roteiro da Reunião ARQUIFES no CNA
segunda-feira, 17 de setembro de 2018
Inscreva-se na Reunião ARQUIFES no CNA
FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NA IV REUNIÃO DA REDE ARQUIFES
Link para formulário de inscrição:
TEMA:
Fortalecimento da Rede ARQUIFES
OBJETIVOS
§ Discutir os temas de interesse da Rede ARQUIFES inerentes ao cenário político e à legislação;
§Apresentar o regimento do Comitê Nacional da Rede ARQUIFES;
§ Apresentar os resultados dos Grupos de Trabalho da Rede ARQUIFES;
§ Aprovar a sede do Encontro Nacional da Rede ARQUIFES 2019.
COORDENAÇÃO
§ Pedro Felipy Cunha da Silva - Arquivista da Universidade Federal da Paraíba-UFPB;
§Thiara de Almeida Costa - Arquivista da Universidade de Brasília-UnB;
PAUTA DA REUNIÃO
1) INFORMES
§ Apresentação da reunião por representantes do Comitê Nacional da Rede Arquifes - CNIFES;
§ Breve apresentação dos Arquivistas das IFES.
2) DISCUSSÃO DE TEMAS DE INTERESSE DOS PROFISSIONAIS DE ARQUIVO DAS IFES, INERENTES AO CENÁRIO POLÍTICO E LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA:
2.1) Desafios:
§ Recursos para as atividades de arquivo nas IFES;
§ Criação de políticas ou ações institucionais relacionadas às atividades legais de Arquivistas e Técnicos de Arquivo sem a participação dos profissionais que possuem a competência para tais ações;
§ Importância do Arquivo – instituição, nos organogramas e estruturas organizacionais das IFES;
§ Conscientização dos reitores a respeito das normas para guarda do acervo acadêmico das IFES conforme regulamentação do MEC;
§ Impossibilidade de contratação de técnicos de arquivo nas IFES após o decreto 9.262/2018;
§ Curso técnico de arquivo no país e a formação de mão de obra qualificada para o trabalho arquivístico;
§ Ações relacionadas às políticas de gestão de documentos, preservação da cadeia de custódia, autenticidade e preservação dos documentos produzidos e recebidos em ambiente digital, sobretudo nas demandas de implantação do Processo Eletrônico Nacional e do Assentamento Funcional Digital;
§ Adequação dos programas dos cursos de Arquivologia com as atuais demandas arquivísticas, em especial àquelas relacionadas aos documentos digitais;
§ Iminência da aprovação do PL7920 que altera a Lei de Arquivos e permite, dentre outras questões, a eliminação de documentos após a digitalização;
§ Implicações arquivísticas da implementação da Portaria 330 de 5 de abril de 2018 que versa sobre a emissão de diplomas em formato digital;
§ Alinhamento profissional dos Arquivistas frente às soluções tecnológicas de mercado para produção, arquivamento e acesso de documentos em nuvem (cloud computing).
2.2) Encaminhamentos:
3) REGIMENTO DO COMITÊ NACIONAL DA REDE ARQUIFES
3.1) Apresentação de proposta do Regimento do CNIFES;
3.2) Encaminhamento:
4) APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS GRUPOS DE TRABALHO
4.1) Processo Eletrônico Nacional (PEN)
4.2) Classificação de documentos
4.3) Assentamento Funcional Digital (AFD)
4.4) Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis e Plataformas de Acesso
4.5) Acervo Acadêmico
4.6) Encaminhamentos
5) ENCONTRO NACIONAL DA REDE ARQUIFES 2019
5.1) Aprovação da Sede do Enarquifes 2019
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