quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

CAPACITAÇÃO: Curso EAD Técnico em Arquivo

Por Renato Motta

Desde a data em que foi anunciado o Acordo de Cooperação Técnica do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais - IFSudesteMG com o Arquivo Nacional - AN na implementação do curso de Técnico em Arquivo através da modalidade de educação á distância - EaD, pela Rede e-TEC, que nossa expectativa é enorme para que o curso esteja disponível.

Infelizmente a Chamada Pública Nº 01/2016 para Cursos Técnicos a Distância do IFSUDESTE-MG para 2017 ainda não contemplou o Curso de Técnico em Arquivo tão aguardado por nós.

Publicado em 24 de outubro de 2016, a grade de cursos para 2017 não incluiu o referido curso conforme pode ser visto aqui.

A busca por este curso se dá, principalmente porque as Universidades e Institutos Federais estão promovendo concursos que contemplam esse cargo.

No cenário nacional, a única instituição que efetivamente tem condições concretas para ofertar este curso é o IFSUDESTE-MG, face ao sólido acordo firmado com o Arquivo Nacional que já está com a grade curricular estruturada, conforme nos apresentou o Arquivista da UFPB, na Reunião ARQUIFES no Congresso Nacional de Arquivologia.

Com a ausência do Curso de Técnico em Arquivo no menu de cursos oferecidos pelo IFSUDESTE-MG, significa que muitos dos interessados em possuir esta formação, não poderão concorrer aos próximos cargos públicos que contemplem a formação necessária para assumir estes cargos.

A Rede ARQUIFES, através de seu Comitê Nacional de Arquivistas das IFES - CNIFES, elaborou uma Moção de Congratulações ao IFSudeste-MG em 28 de junho de 2016, pela iniciativa de oferecer o curso de Técnico em Arquivo em sua instituição já em 2017, mas nossa iniciativa não garantiu que o curso fosse ofertado neste ano.

Estaremos monitorando os editais do IFSUDESTE-MG para que, assim que o curso estiver ofertado, possamos divulgar amplamente por toda a Rede ARQUIFES.

6 comentários:

  1. Parabéns Renato. Pauta mais que necessária.

    ResponderExcluir
  2. Será que, quando o curso for ofertado, pessoas de outras estados poderão fazer modo EAD?

    ResponderExcluir
  3. Será que, quando o curso for ofertado, pessoas de outras estados poderão fazer modo EAD?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos acompanhando que saia o edital para que possamos falar com precisão sobre o assunto. A modalidade é a Distância, mas não temos certeza se haverão aulas ou atividades presenciais.
      Esperamos poder responder logo.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir