quinta-feira, 9 de junho de 2016

ARQUIFES com 100.000 acessos no Dia Internacional dos Arquivos

Por Renato Motta Rodrigues da Silva

Histórico
O Blog ARQUIFES, criado em junho de 2010, tinha como objetivo ser o espaço virtual de informação e divulgação do 1º Fórum Regional de Arquivistas das IFES da Região Nordeste - ARQUIFES que ocorreu em agosto do mesmo ano no Auditório do CEGOE da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE em Recife.

O evento foi um sucesso e tivemos a preocupação de divulgar as fotos do evento no Blog com a parceria de José Claudio Rodrigues da UFBA.Mas depois do ARQUIFES, o blog ficou parado e sem atualização.

Em janeiro de 2011, quando recebemos a notícia que o Arquivo Nacional estava sendo transferido da Casa Civil para o Ministério da Justiça, ativamos este blog com o intuito de mobilizar os Arquivistas das Universidades na campanha EU APOIO O ARQUIVO NACIONAL NA CASA CIVIL.

Percebíamos que teríamos que ampliar e modificar o conceito de ARQUIFES não apenas dos eventos regionais, mas que definisse que todos os Técnicos Administrativos em Educação de cargo de Arquivista e Técnico em Arquivo seriam os ARQUIFES.

E este espaço, que a priori, tinha sido criado para ser apenas de divulgação de um evento regional, tinha a potencialidade de ser uma mídia social de informação e divulgação de eventos Nacionais dos Arquivistas das IFES e um espaço de mobilização política.

Realizar essa mudança de conceitual não foi fácil e nem todos eram de acordo, o que gerou muitos debates entre os Arquivistas. Mas com o passar do tempo esta concepção foi se consolidando e hoje quando se fala a palavra ARQUIFES, entendemos que é a Rede Nacional de Arquivistas e Técnicos em Arquivo das IFES.

Este canal de comunicação possibilitou participarmos efetivamente da I Conferencia Nacional de Arquivos com um numero significativo de Delegados votados nas bases. Era a força da mobilização dos Arquivistas das IFES e o blog serviu enquanto referência para nossa mobilização política.

Com a criação do Comitê Nacional de Arquivistas das IFES em 2011, fortalecemos o papel informativo do Blog, que em 2013 ficou mais intenso - tanto nas ações do CNIFES mas trazendo também informações sobre nomeações e concursos públicos.

Desde a sua criação, o blog www.arquifes.blogspot.com.br contou com duzentos e cinquenta e duas postagens (251), Cem mil, duzentos e oitenta e um acessos (100.281); possui links com outras associações e instituições arquivísticas;

Mas a importância do Blog ARQUIFES está em seu conceito de Comunicação por interligar as mídias sociais da Rede ARQUIFES - com twitter e facebook.

O resultado disso é que o blog se transformou em uma é fonte de informação de arquivistas, profissionais de outras áreas, estudantes de Arquivologia e outras áreas, bem como de toda a Rede Nacional de Arquivistas das IFES em seu conceito lato.

E nada mais representativo que registrar esse marco de Cem Mil Acessos ao Blog ARQUIFES, justamente no Dia Internacional dos Arquivos.

#UmArquivoÉ o espaço no qual os Arquivistas das IFES - ARQUIFES formulam políticas Arquivísticas.

3 comentários:

  1. Acompanho diariamente. É uma fonte de informação muito importante para quem almeja uma carreira federal. Obg Renato!

    ResponderExcluir
  2. Acompanho diariamente. É uma fonte de informação muito importante para quem almeja uma carreira federal. Obg Renato!

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Michelle

    Eu que agradeço pelas palavras de incentivo.
    Um grande abraço e boa sorte.

    ResponderExcluir