terça-feira, 27 de outubro de 2015

Requerimento 3366/2015 - Vitória dos Arquivistas

O dia 27 de outubro de 2015 entra para a História da comunidade arquivística como um dia de luta e de vitória. Após uma grande mobilização nacional, ao sabermos que tramita na Câmara dos Deputados Federais o PL 2606/2015 que alterava e flexibilizava o exercício da Profissão dos Arquivistas.

O Fórum Nacional de Associações de Arquivologia - FNARQ captou todas as manifestações de repúdio ao referido Projeto de Lei, inclusive a da Rede Nacional de Arquivistas das IFES - ARQUIFES e compôs um comitê formado por Bruno Menezes, Prof. Katia Isabelli Souza (UnB), Rivaldo Cadete Imbeloni (DF), Tania Moura (UnB), Débora Flores (RS) e Carolina Bueno para a apresentação de todas as notas de repúdio.

A primeira vitória do Comitê FNARQ aconteceu quando o mesmo visitou o gabinete da Deputada Federal Geovania de Sá (PSDB/SC), garantindo seu comprometimento em emitir parecer contrário ao PL 2.606/2015

Mas a maior vitória estava por vir. Após reunião pela manhã com o Deputado Federal Dr. Jorge Silva (PROS/ES) que se mostrou sensibilizado com a nossa mobilização, na parte da tarde o referido parlamentar protocolizou o Requerimento nº 3366/2015 que solicitou a retirada de tramitação do Projeto de Lei, conforme imagem abaixo:

Segue o teor do requerimento:
"Requeiro a Vossa Excelência, nos termos do artigo 104 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a retirada de tramitação do Projeto de Lei nº 2.606, de 2015, “Altera a Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, que Dispõe sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, e dá outras providências, para permitir o exercício da atividade aos profissionais graduados em áreas afins com especialização em arquivologia”, de minha autoria."

Esta é uma vitória de toda a comunidade arquivística que mostrou união e determinação, garantindo o fortalecimento dos 16 cursos que oferecem o Bacharelado em Arquivologia!
Parabéns Arquivistas!! Essa luta e essa vitória é nossa!!!
Salve os Arquivistas!!!
Salve a Arquivologia!!!

Um comentário:

  1. Parabéns a todos envolvidos, a vitória é de todos, somos muito mais fortes quando nos unimos, e bora para as próximas lutas!!!!!

    ResponderExcluir