segunda-feira, 18 de agosto de 2014

PROPOSTAS DISCUTIDAS PELOS MEMBROS PRESENTES NA REUNIÃO TÉCNICA DO INTEGRANTES DA SUBCOMISSÃO DO SIGA-MEC

UNIVERSIDADES FEDERAIS DO NORTE E NORDESTE
1- ALTERAÇÃO DO REGIMENTO – do subsiga Mec para que haja alteração do período de envio dos relatórios trimestrais para anualmente.
2- Que no cumprimento das normativas arquivísticas, o SubSigaMEC notofique os membros e os reitores quanto ao envio dos relatórios.
3- Que o SubSigaMEC defina os requisitos mínimos para o relatório que deve ser enviado.
4- Fortalecimento da Política de Comunicação do SubSigaMEC com seus membros
5- Que o SubSigaMEC fortaleca o Decreto que cria as CPAD’s junto aos gestores.
6- Que o SubSigaMEC recomende a ampliação do quadro de vagas de técnico em arquivos e arquivistas nas Ifes, afim de atender as determinações da política de Gestão Documental

UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUDESTE
1- NUP- sugestão para promover mais discussões após os resultados da consulta pública.
2- Cursos de Capacitação do Arquivo Nacional –efetivação dos cursos de capacitação com vagas suficientes para os servidores inscritos desde 2012;
3- Oferecimento de cursos de capacitação para multiplicadores regionais;
4- Legislação dde Arquivos- que hajam cobranças da administração superior Mec-NA, junto aos dirigentes das IFES.
5- Que haja fiscalização e penalização na aplicação da legislação, inclusive, mencionando os prazos para cumprimentos das mesmas nas instituições.
6- CPAD- Que haja agilidade e critérios do NA.
7- Incluir os arquivos como critério de avaliação do MEC às Ifes.
8- Que haja um feed-back por parte do SubSigaMEC dos relatórios enviados pelos membros.
9- Sistema de Arquivos SIGAD- criar um sistema que atenda à gestão documental nas Ifes.

INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO
1- COMUNICAÇÃO: Melhorar a comunicação entre o siga-MEC e seus representantes: que os encontros sejam feitos em comunicação oficial e antecipada via ofício para as Reitorias por convocação dos representantes. Ou seja, que a convocação parta do órgão superior Siga-Mec e subsiga-Mec, para os reitores com cópia para o servidor representante do Siga-Mec
2- REPRESENTANTES: que estes representantes sejam atualizados e recadastrados, conforme atuação na área, para haver total integração nos debates do Sistema a serem encaminhados às instituições.
3- RELATÓRIOS : que sejam também formalizados institucionalmente, ou seja, requeridos aos gestores e feitos pelo arquivista, ou coordenadores da área de gestão. E que sejam encaminhados via ofício da instituição ao Mec ( SubSiga-Mec). Que tenham datas para entrega e, principalmente, com aviso de entrega, retorno. E, mais ainda, que sejam repassados os dados coletados em resposta do Siga-Mec às Instituições, com datas periódicas estipuladas. Para gerar dados estatísticos, etc.
4- Capacitações e Orientações Técnicas para os arquivistas , que sejam feitos regionalmente, para alcance de todos.

UNIVERSIDADES FEDERAIS DO SUL E CENTRO-OESTE
1- Encontros anuais, regionalização – propor inclusão do SubSigaMEC nos encontros regionais com representantes por região. Reunir também Arquifes. Juntar projetos de instituições para unificar forças.
2- Fortalecer rede de Comunicações
3- Divulgação para trabalhar em conjunto
4- Fortalecer regulamentações nas universidades
5- Documento para pautar nos ANDIFES sobre a realidade de gestão documental das Ifes.
6- Fortalecer o Siga
7- Representação regional ( cobranças, relatórios e diagnósticos)
8- Usar portal e mecanismos extras para acompanhar ações
9- Mec deve levar propostas para cobrar como item de avaliação institucional a gestão documental, a preservação e o acesso.
10- Que o Siga divulgue as contribuições resultantes das consultas públicas do SubSigaMEC.
11- Ampliar a composição do SubSigaMEC com representantes regionais para viabilizar trabalho a nível nacional.

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