
terça-feira, 30 de novembro de 2021
UFPR publica a homologação das inscrições de redistribuição para o cargo de Arquivista

segunda-feira, 22 de novembro de 2021
Rede ARQUIFES assina nota do FNArq em Defesa do Arquivo Nacional
O Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq) e entidades que subscrevem esta nota vêm a público enfatizar a importância do Arquivo Nacional para a garantia dos direitos civis, a transparência das informações públicas e a preservação da memória e da cultura nacional. Assim, sublinhamos a necessidade de quadros técnicos qualificados para implementar políticas efetivas para a área, dentro da missão institucional do órgão federal.
Considerando ainda que o Decreto nº 9.727/2019 estabelece os critérios e o perfil profissional para cargos de Direção e Assessoramento Superiores (DAS) na Administração Pública Federal, que é o caso da Direção do Arquivo Nacional, causou consternação a publicação da nomeação, no Diário Oficial da União de 19/11/2021, do Sr. Ricardo Borda D’Água de Almeida Braga para o cargo de Diretor-Geral do Arquivo Nacional, que acumula também o cargo de Presidente do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão central do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), responsável pela política nacional de arquivos.
Neste sentido, reivindicamos a nomeação de um profissional com qualificação técnica e experiência na área, conforme o Decreto supracitado, que estabelece o “perfil profissional ou formação acadêmica compatível com o cargo ou a função para o qual tenha sido indicado”. No Brasil existem inúmeros profissionais com expertise necessária, e não é razoável que o Arquivo Nacional seja dirigido por indivíduo em cujo currículo não há qualquer menção de atuação com gestão de documentos e/ou formação em arquivologia, ciência da informação, história, patrimônio cultural, memória, preservação e áreas correlatas.
O Arquivo Nacional, instituição secular, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, cumpre, entre outras funções, a gestão dos documentos produzidos e recebidos em todos os órgãos federais, auxiliando na eficiência e na transparência governamental, e a salvaguarda e o acesso de acervos de importância fundamental para a história e a memória de nosso país. Seu acervo é composto de documentos do século XVI ao tempo presente, são cerca de 55 km de documentos textuais, mais de um milhão de fotografias e negativos, além de milhares de diapositivos, caricaturas, charges, cartazes, cartões postais, desenhos, gravuras e ilustrações, mapas, filmes e registros sonoros.
A democracia se baseia na inclusão pela diversidade cultural, onde os processos históricos forjam a Nação, e se legitima na medida em que os cidadãos têm acesso às informações públicas conforme previsto na Constituição Federal Brasileira. Documentos e informações públicas são instrumentos de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico, demasiadamente estratégicos e sua gestão e proteção exigem uma direção qualificada, experiente e dotada de profundo saber, compatível com os desafios da área. Nosso patrimônio histórico e documental corre perigo nas mãos de pessoas sem o conhecimento e competência técnica necessários ao seu correto tratamento.
Fórum Nacional das Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq)
As entidades abaixo subscrevem o documento:
Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria-RS
Arquivo Público do Estado da Paraíba (APEPB)
Arquivo Público do Estado de Santa Catarina (APESC)
Arquivo Público do Estado do Ceará (APEC)
Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (APERS)
Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação (ABECIN)
Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo (ABEA)
Associação Brasileira de História Oral (ABHO)
Associação de Amigos da Casa de Memória Edmundo Cardoso - Santa Maria-RS
Associação de Amigos do Arquivo Público do Estado do Rio Grande do Sul (AAAPRS)
Associação de Arquivistas da Bahia (AABA)
Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP)
Associação de Arquivistas do Estado de Santa Catarina (AAESC)
Associação de Arquivistas do Estado do Ceará (ARQUIVE-CE)
Associação de Arquivologia do Estado de Goiás (AAG)
Associação dos Amigos do Arquivo Histórico de Santa Maria (AMARQHIST)
Associação dos Arquivistas da Paraíba (AAPB)
Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo (AARQES)
Associação dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro (AAERJ)
Associação dos Arquivistas do Estado do Rio Grande do Sul (AARS)
Associação Mineira de Arquivistas (AMArq)
Associação Nacional de História (ANPUH)
Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ)
Base de Dados em Arquivística (BDA)
Casa de Memória Edmundo Cardoso - Santa Maria-RS
Centro de Estudos e Memória da Juventude (CEMJ)
Comitê Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial (TICCIH-Brasil)
Coordenação do Curso de Arquivologia da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Curso de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Curso de Graduação em Arquivologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
Departamento de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
Departamento de História da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Ecomuseu de Pacoti - Ceará
Estudos Arquivísticos em Documentos e Registros Digitais (EADRD)
Executiva Nacional dos Estudantes de Arquivologia (ENEA)
Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB)
Federação Nacional de Estudantes de Arquitetura e Urbanismo (FeNEA)
Fórum de Patrimônio Cultural de João Pessoa
Fórum Nacional de Ensino e Pesquisa em Arquivos (FEPARQ)
Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de História (GEPEH)
Grupo de Estudos Arquivísticos (GEArq)
Grupo de Pesquisa “Políticas e gestão de documentos e arquivos” da Escola de Ciência da Informação/Universidade Federal de Minas Gerais (PGDA/ECI/UFMG)
Grupo de Pesquisa Estudos Prospectivos: formação e atuação profissional do arquivista
Grupo Organização do Conhecimento e Gestão Documental (KOD/UFSC)
Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Laboratório de ensino e aprendizagem em História (LEAH)
Latin American Studies Association (LASA) - Seção Archives, Libraries & Digital Scholarship
Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Federal do Ceará (PROFHISTÓRIA/UFC)
Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal do Ceará (PPGH/UFC)
Rede Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (Rede ARQUIFES)
Sindicato dos Bibliotecários, Cientistas da Informação, Documentalistas, Arquivistas, Historiadores, Museólogos, Auxiliares de Biblioteca e Auxiliares de Centros de Documentação de São Paulo (SinBiesp)
Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC)
Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)
quarta-feira, 27 de outubro de 2021
Diretora do Arquivo Nacional comunica sua saída

terça-feira, 26 de outubro de 2021
Reunião Pública do GT AFD com o INSS e o Ministério da Economia
quarta-feira, 20 de outubro de 2021
Redistribuição para universidade do Centro Oeste, engloba Código de Vaga Livre

quinta-feira, 14 de outubro de 2021
GT AFD fará live com Ministério da Economia e INSS
quarta-feira, 13 de outubro de 2021
Universidade Federal publica nomeação de Arquivista

quinta-feira, 7 de outubro de 2021
Concurso Público para Arquivista na Região Nordeste

- 16 questões de Língua Portuguesa
- 08 questões de Raciocínio Lógico e Quantitativo
- 36 questões de Conhecimentos Específicos
segunda-feira, 4 de outubro de 2021
Nota de Falecimento
É com imenso pesar que a Rede Nacional de Arquivistas das IFES - ARQUIFES, comunica o falecimento da professora Juliana Ricarte Ferraro, ocorrido na tarde deste domingo (03/10).
Juliana tinha 47 anos, era diretora de Gestão Documental da UFT e membro do colegiado do curso de História, do Câmpus de Porto Nacional. Era, também, professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas (Gespol) e do Programa de Pós-Graduação em História das Populações Amazônicas (PPGHispam).
Juliana fazia parte do Grupo de Trabalho de Memória Institucional das IFES, da Rede Nacional de Arquivistas das IFES e trouxe importantes considerações sobre a memória e o memoriais das IFES, contribuindo com o seu profundo conhecimento sobre história e memória, no desenvolvimento de nosso GT.
Em parceria com a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP), Juliana Ricarte Ferraro, em co-autoria com Thayron Rodrigues Rangel, lançaram o livro (E-book) intitulado: Experiências exitosas em Gestão, Preservação, Descrição e Difusão de Documentos Arquivísticos em Instituições Federais de Ensino (IFES), reunindo diversos artigos que fazem uma profunda reflexão sobre os arquivos, arquivistas e centros de documentação.
Juliana participou de duas lives promovidas pela Coordenação de Comunicação da Rede ARQUIFES. A primeira foi sobre o lançamento do referido livro, e a segunda sobre as Políticas Arquivísticas em Instituições Federais de Ensino Superior a partir das experiências da Universidade Federal de Tocantins (UFT), na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, coordenado pela Alessandra Germano (UFJF).
https://www.youtube.com/watch?v=Zw6Cnb35iuo&t=1140s
A Rede ARQUIFES se solidariza com os familiares, amigos e colegas de Juliana. Nossos profundos sentimentos.
quarta-feira, 29 de setembro de 2021
Arquivos Exigem Arquivistas
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Imagem do Portal do Arquivo do Estado de São Paulo |
A Rede Arquifes participou da Consulta Pública sobre a Política de Gestão de Documentos e Arquivo para a Administração Pública Federal com nove propostas.
Dentre elas, destacamos aquela que sugeriu a inclusão de artigo na referida Política com o seguinte caput: “Todo setor de Gestão de Documentos e Arquivo deve contar com arquivistas, conforme atribuições especificadas na lei que regulamenta o exercício da sua profissão, em número proporcional e adequado ao atendimento das necessidades dos usuários”.
Tal sugestão não foi acatada sob o argumento de que a “PGDeArq não substitui a política, estratégias e ações desenvolvidas no âmbito do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (SIPEC)” e sugere haver algo no documento “A Política de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal: Desafios e ações para a sua Implementação”.
Porém o que há é que “tanto quanto possível” a unidade coordenação das atividades de gestão de documentos e arquivos no órgão ou na entidade “deve contar com equipe composta por arquivistas e profissionais capacitados em gestão de documentos e arquivos”.
Em relação a esse tema. consideramos que recentemente houve um relativo avanço, quando, ao revisar o Decreto nº 4.073/2002, no Decreto nº 10.148/2019, em seu Artigo 11, inciso I, ficou disposto que as Comissões Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD’s) deverão ser presididas por “servidor arquivista ou servidor responsável pelos serviços arquivísticos”, uma vez que há menção ao arquivista.
Porém, à luz da Lei nº 6.546/1978, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Arquivista, dada opção “servidor responsável pelos serviços arquivísticos”, o dispositivo deveria possuir inciso que exigisse como membro compulsório das Comissões de Avaliação de Documentos, ao menos um arquivista, pois no inciso VIII do Art. 2º desta Lei, está disposta como atribuição do Arquivista, a orientação da avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.
Cursos livres de curta duração não são suficientes para o desenvolvimento de recursos humanos capazes de transformar a realidade arquivística federal. No esteio da Lei nº 6.546/1978, ressaltamos, a atuação como gestores de unidades de gestão de documentos é atribuição prevista ao Arquivista no inciso I do Art. 2º.
Acreditamos que a superação dos problemas de arquivo da Administração Pública Federal perpassa, dentre outras, pela implementação de um programa de pessoal em arquivo que tenha entre suas metas prioritárias a contratação de arquivistas para o quadro de servidores efetivos. Uma política efetiva de gestão de documentos e arquivos exige: Concursos para Arquivistas!
Participe desta campanha! Divulgue uma foto, impressão de tela, frase, link ou outro registro que demonstre o valor de sua atuação como Arquivista nas Universidades e Institutos Federais do Brasil com a hashtag #ArquivosExigemArquivistas e marque @arquifes