quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Acontece em Setembro de 2018

Olá rede ARQUIFES,

Mês de setembro já no meio e um bocado de coisas da área para acompanhar.

  • Informação Arquivística
    • Acabou de sair mais um número do periódico Informação Arquivistica, com destaque especial ao Dossiê ENARQUIFES. Temos muitos membros da rede publicando. Não deixe de conferir!
  • Manual para Auditoria de repositórios arquivísticos digitais confiáveis
    • Fruto de uma tese de mestrado do Henrique Machados dos Santos, sob orientação do Prof. Daniel Flores, esse manual chega em setembro como mais uma ferramenta para o desafio que todo arquivista de IFES está enfrentando ou enfrentará em breve.
  • Consulta Pública Dados Abertos
    • Até o dia 1 de outubro, todos nós podemos críticas, sugestões para o PDA. O PDA é um marco importante para a liberdade de informação, de modo que é imperativo que seja feito da melhor forma possível. Se você estuda ou quer estudar a área, não deixe de colaborar.
  • Livros para Estudar Arquivologia
    • 65 livros em diversos idiomas estão disponíveis para baixar. Como "Análisis y diseño de sistemas em gestión documental electrónica.
  • Lá Fora: O International Council on Archives (ICA) contrata
    • Embora um pouco fora do nosso escopo, talvez você esteja interessado ou conheça alguém que esteja. Afinal, é de interesse de todos nós que o ICA continue crescendo.
Uma pequena rodada de links, se gostou ou desgostou, não deixe de comentar!

quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Nota da Rede Arquifes sobre o Incêndio no Museu Nacional


NOTA DA REDE ARQUIFES SOBRE O INCÊNDIO NO MUSEU NACIONAL




          A Rede de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior – ARQUIFES vem a público externar a mais profunda tristeza diante da destruição do patrimônio cultural, histórico, etnográfico e científico constante do acervo do Museu Nacional, parte importante da preservação da memória do Brasil, da América Latina e do mundo.
          O contingenciamento de recursos oriundos da União para as instituições de ensino tem sido um grande entrave para o desenvolvimento das atividades de gestão, preservação e acesso a documentos dos mais diversos tipos. O Museu Nacional está inserido em uma instituição federal de ensino superior, e nós, Arquivistas das IFES, somos testemunhas diárias dos problemas decorrentes da atual política orçamentária, que impede a adequada custódia do patrimônio documental brasileiro.
          O incêndio ocorrido no Museu Nacional além de uma grande lástima, que nos entristece e nos indigna, deve ser também um alerta para o igual descaso com o qual os documentos arquivísticos públicos estão sendo tratados pela Administração Federal.
          A preservação do patrimônio documental é estabelecida pela constituição do nosso país. Fornecer as condições adequadas para as instituições custodiadoras da história e da memória da nossa sociedade não é um favor, é uma obrigação para com as leis e para com a nossa dignidade de cidadãos, que merecemos conhecer nosso passado e garantir que as próximas gerações conheçam nosso presente, mesmo inglório.
          O Arquivo Nacional padece de infraestrutura, recursos financeiros e de pessoal que nos levam a triste constatação de que seu futuro pode ser semelhante ao Museu Nacional. Não podemos deixar que a memória brasileira seja destruída. Chega de descaso com as instituições arquivísticas, museológicas, de educação e de cultura!
          Que os arquivos das IFES e dos órgãos públicos não sejam os próximos.
         Toda a nossa solidariedade ao Museu Nacional.

REDE DE ARQUIVISTAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR

Comitê Nacional da REDE ARQUIFES
Priscila Rodrigues de Oliveira - UFAM
Jefferson Dantas - UFOPA
Allana Carla Cavalcante de Oliveira - UFCG
Pedro Felipy Cunha da Silva - UFPB
Nilton Souza Oliveira - UFG
Thiara de Almeida Costa - UnB
Vitor Tonini Machado - UNIFESP
Zenóbio dos Santos Júnior - UFOP
Rosaura Sirlei Tossi Antunes - Unipampa
Sandra Messa da Silva - IFSC

quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Rede Arquifes quer ouvir Você

Olá pessoal da Rede Arquifes,

Nós somos vocês e vocês somos nós. Essa Rede, esse blog, o Enarquifes e tudo o que o Arquifes criou é fruto de um esforço coletivo, então queremos ouvir você.



Vocês já devem estar sabendo que criamos uma campanha para coletar recursos para migrar para um domínio próprio usando o Wordpress, certo?

Estamos indo bem e isso é fantástico, mas dando certo ou não (vai dar!) também queremos ouvir o que vocês pensam. Não faz sentido nós do CNIFES confabularmos planos se não for para atender aos Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino.

Foi pensando nisso que junto com a campanha criamos um formulário para o pessoal da Rede Arquifes responder. Nós estimamos que você vai gastar entre 4 e 9 minutos para responder tudo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DA REDE ARQUIFES

O bacana é que nenhuma resposta é obrigatória. O formulário, assim como a campanha do Novo Portal da Rede Arquifes , ficará disponível até o dia 9 de outubro de 2018.

Visita lá!

Somos muitos, somos a Rede Arquifes!

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A Rede Arquifes lamenta o falecimento do Prof. Anilson Roberto Cerqueira Gomes


Nesse momento tão importante para nós, lançando uma campanha para avançar o interesse de todos os arquivistas e técnicos de arquivo das IFES, fomos surpreendidos com uma triste notícia: O falecimento do professor Anilson Gomes do Instituto Federal da Bahia.
 

Nós, da rede Arquifes, lamentamos profundamente esse fim precoce e transmitimos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e profissionais que tiveram a fortunosa oportunidade de trabalhar com o professor.

Sempre seremos gratos ao apoio que deu ao Fórum de Arquivistas das IFES do Norte e Nordeste, pois sabemos como é importante ter dirigentes do nosso lado, trabalhando em busca de instituições públicas que adotem práticas modernas e compatíveis com o que há de ponta do pensamento nacional e internacional.

Seguiremos honrando a confiança que ele nos depositou naquela ocasião. Uma etapa da Rede Arquifes que foi exponencialmente facilitada e engrandecida com seu apoio.

Obrigado, Prof. Anilson Roberto Cerqueira Gomes.




Uma Nova Proposta de Site para o Arquifes

Prezados colegas da Rede Arquifes,

Como parte da criação do comitê atual — CNIFES —, veio o desejo de migrar o nosso site. Levamos um tempo para organizar as ideias e as agendas de todos os membros do comitê, mas agora teremos a chance de materializar o que planejamos.


Nosso plano envolve:
  • Migrar para Wordpress.
  • Ter hospedagem e domínios próprios,
  • Mapear o tipo de postagem.
  • Lançar novos tipos de materiais e espaços no site.

Por favor, visitem a nossa campanha para ter mais detalhes sobre o que queremos. Por hora, adianto que a meta é tratar essa rede que é de todos com o carinho e respeito que merece, por nós, por vocês e pelos que assumirão o CNIFES futuramente.

Para sabermos se é esse o desejo de todos, lançamos um financiamento coletivo lá na Benfeitoria. Embora as postagens continuem, elas podem melhorar e expandir em formatos caso a rede assim desejar.
Clique Aqui e Acesse o Projeto de Financiamento Coletivo do Novo Portal Arquifes.


Visite a nossa campanha para ter mais detalhes sobre nossos planos e ver o vídeo que fizemos!

E isso é só o começo. Também elaboramos um plano de comunicação. Ele mostra e rege o funcionamento de toda a comunicação da Rede Arquifes nessa gestão 2017-2019.

Contamos com vocês.


Dúvidas, sugestões, informações?

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

IV Reunião ARQUIFES no VIII CNA


        
 FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NA IV REUNIÃO DA REDE ARQUIFES

Link para formulário de inscrição:
       

TEMA: 
Fortalecimento da Rede ARQUIFES

OBJETIVOS
§ Discutir os temas de interesse da Rede ARQUIFES inerentes ao cenário político e à legislação;
§Apresentar o regimento do Comitê Nacional da Rede ARQUIFES;
§ Apresentar os resultados dos Grupos de Trabalho da Rede ARQUIFES;
§ Aprovar a sede do Encontro Nacional da Rede ARQUIFES 2019.

COORDENAÇÃO
§ Pedro Felipy Cunha da Silva - Arquivista da Universidade Federal da Paraíba-UFPB;
§Thiara de Almeida Costa - Arquivista da Universidade de Brasília-UnB;

PAUTA DA REUNIÃO

1)     INFORMES 
§ Apresentação da reunião por representantes do Comitê Nacional da Rede Arquifes - CNIFES;
§ Breve apresentação dos Arquivistas das IFES.

2)     DISCUSSÃO DE TEMAS DE INTERESSE DOS PROFISSIONAIS DE ARQUIVO DAS IFES, INERENTES AO CENÁRIO POLÍTICO E LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA:

2.1) Desafios:

§ Recursos para as atividades de arquivo nas IFES;
§ Criação de políticas ou ações institucionais relacionadas às atividades legais de Arquivistas e Técnicos de Arquivo sem a participação dos profissionais que possuem a competência para tais ações;
§ Importância do Arquivo – instituição, nos organogramas e estruturas organizacionais das IFES;
§ Conscientização dos reitores a respeito das normas para guarda do acervo acadêmico das IFES conforme regulamentação do MEC;
§ Impossibilidade de contratação de técnicos de arquivo nas IFES após o decreto 9.262/2018;
§ Curso técnico de arquivo no país e a formação de mão de obra qualificada para o trabalho arquivístico;
§ Ações relacionadas às políticas de gestão de documentos, preservação da cadeia de custódia, autenticidade e preservação dos documentos produzidos e recebidos em ambiente digital, sobretudo nas demandas de implantação do Processo Eletrônico Nacional e do Assentamento Funcional Digital;
§ Adequação dos programas dos cursos de Arquivologia com as atuais demandas arquivísticas, em especial àquelas relacionadas aos documentos digitais;
§ Iminência da aprovação do PL7920 que altera a Lei de Arquivos e permite, dentre outras questões, a eliminação de documentos após a digitalização;
§ Implicações arquivísticas da implementação da Portaria 330 de 5 de abril de 2018 que versa sobre a emissão de diplomas em formato digital;
§ Alinhamento profissional dos Arquivistas frente às soluções tecnológicas de mercado para produção, arquivamento e acesso de documentos em nuvem (cloud computing).

2.2) Encaminhamentos:

3)     REGIMENTO DO COMITÊ NACIONAL DA REDE ARQUIFES 
3.1) Apresentação de proposta do Regimento do CNIFES;
3.2) Encaminhamento:

4)     APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS GRUPOS DE TRABALHO 
4.1) Processo Eletrônico Nacional (PEN)
4.2) Classificação de documentos
4.3) Assentamento Funcional Digital (AFD)
4.4) Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis e Plataformas de Acesso
4.5) Acervo Acadêmico
4.6) Encaminhamentos

5) ENCONTRO NACIONAL DA REDE ARQUIFES 2019

5.1) Aprovação da Sede do Enarquifes 2019

SIGA tem nova composição



     O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal - SIGA a partir do mês de agosto de 2018 passará a ter uma nova equipe, coordenada pela Arquivista Carolina de Oliveira, formada pela UFSM e Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UniRio. É servidora do Arquivo Nacional desde 2006, quando ingressou no último concurso do órgão, onde atuou nas áreas de processamento técnico e gestão de documentos. Esteve cedida de 2013 a 2017 para a Autoridade Pública Olímpica (APO), onde foi responsável pela implantação de uma Política Arquivística que incluía o Programa de Gestão de Documentos do órgão.

     As perspectivas da Carolina para essa nova fase do Siga, conforme notícia publicada no site oficial, são a consolidação do sistema com uma marca de impacto positivo para a administração pública federal; a sensibilização da alta administração dos órgãos; o posicionamento estratégico da gestão de documentos na administração pública federal e a promoção da liderança compartilhada. "Acredito que cada um tem o seu papel no âmbito da gestão de documentos e nosso objetivo é comum. Não há porque trabalharmos separados" detalha a Coordenadora. Além disso, a modernização do SIGA, buscando aproximar os processos de gestão de documentos às áreas de TI e a disseminação das ações e políticas do SIGA, bem como a produção de normas também serão pontos centrais da sua gestão.

     "Compreendo o desafio que estou assumindo. A motivação está em entender que o Siga traz para a administração pública federal benefícios para a racionalização da produção documental, eficiência nas tomadas de decisões, e transparência das ações governamentais. Bom para o serviço público; ótimo para o cidadão!" (Coordenadora do SIGA).

     De acordo com o Art. 2° do Decreto 4.915, de 12 de dezembro de 2003, o SIGA tem por finalidade:

- garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;
- integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram;
- disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;
- racionalizar a produção da documentação arquivística pública;
- racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;
- preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal; e
- articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

     A Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior - ARQUIFES deseja que o trabalho dessa nova equipe seja bem sucedido e contribua para o aperfeiçoamento da gestão de documentos das IFES.

domingo, 29 de julho de 2018

O que ler para discutir o Sistema Eletrônico de Informações - SEI?


Com o advento do Processo Eletrônico Nacional (PEN), muitas instituições estão adotando ao SEI, com ou sem a presença de arquivistas e técnicos de arquivo; em consonância com um SIGA ou não.

Para nos prepararmos, é necessário manter algumas leituras em dia.


Como sabemos, esse é mais um desafio para o profissional da informação. E para vencê-lo, precisamos estar equipados com a melhor informação possível, tanto para atuarmos no desenvolvimento e implantação dessa transformação, quanto no convencimento e auxílio na tomada de decisão dos gestores das IFES.

Para auxiliar a todos, recomendamos duas leituras iniciais. Sabemos que é necessário muito mais do que duas leituras para discutirmos o assunto, mas aqui citamos essas duas porque dentro delas há uma enormidade de referências que todo profissional deve absorver. Elas representam só o começo de uma rotina de estudos e atualização.

Vamos lá:

Informação é nossa ferramenta de trabalho e objeto de estudo.






quinta-feira, 19 de julho de 2018

GDIOnline promovendo discussões importantes para os Arquifes

Boas notícias para quem perdeu a data inicial do evento. Graças à Copa do Mundo, o evento GDIOnline foi alterada. Essa é sua oportunidade, pois ainda é tempo de se inscrever. 
Evento Online de Gestão de Documentos e Informação
É GRATUITO E AS VAGAS SÃO LIMITADAS Incrições no endereço: http://gdionline2018.com.br De 26 a 29 de julho de 2018. Serão 04 dias de palestras com renomados profissionais! Excelente oportunidade. http://gdionline2018.com.br/inscricoes.html

terça-feira, 19 de junho de 2018

Grupos de Trabalho da Rede Arquifes são iniciados


Prezados colegas Arquifes,

Foram criados os Grupos de Trabalho na última reunião dos Arquifes no VII Congresso Nacional de Arquivologia em Fortaleza, e ratificados no 5º Enarquifes, ocorrido em Rio Grande, com o objetivo de contribuir com as atividades desenvolvidas nos arquivos das IFES.


Convidamos os profissionais que queiram contribuir com a discussão para que possamos ter resultados com metas estabelecidas até o próximo CNA. Os grupos de Trabalho são os seguintes:

1) Acervo Acadêmico.
2) Assentamento Funcional Digital (AFD)
3) Classificação Documental
4) Repositórios e Plataformas de Acesso Digitais
5) Processo Eletrônico Nacional (PEN)

Salientamos que a adesão e participação deverá ser colaborativa, e que os coordenadores serão responsáveis por organizar, conduzir e darem feedback das discussões e ações na próxima reunião do CNA marcada para outubro de 2018.

Portanto, por favor, entrem no grupo ou nos grupos apenas se tiverem disponibilidade para contribuir.
Disponibilizaremos agora cronograma, objetivos de cada GT e os links de participação.

Comitê Nacional ARQUIFES


Link para participar do GT Acervo Acadêmico




Link para participar do GT AFD


Link para participar do GT Classificação



Link para participar do GT RDC-Arq e Plataformas de Acesso


Link para participar do GT PEN




Dúvidas, sugestões, informações?