O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, através da Portaria nº 2.943, de 09 de outubro de 2019, nomeou HENRY BARROS DA SILVA para o Cargo de Arquivista.
O referido cargo era ocupado por ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS CHAGAS, que em virtude de posse em outro cargo público inacumulável, solicitou exoneração.
Desejamos sucesso ao Henry em sua nova instituição e boas vindas à Rede Nacional ARQUIFES.
Fonte: DOU
sexta-feira, 11 de outubro de 2019
quarta-feira, 9 de outubro de 2019
Universidade do Rio Grande do Sul nomeia Técnico em Arquivo
O Reitor da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, através da Portaria nº 2.690, de 08 de outubro de 2019 nomeou BRUNO MESSINA STOCK para o Cargo de Técnico em Arquivo.
O código de vaga de Técnico Arquivo ocupado foi o número 647396 e a nomeação foi garantida face a vigência do concurso público da UFPEL.
Desejamos sucesso ao Bruno em sua instituição e boas vindas à Rede Nacional de Arquivistas das IFES.
Fonte: http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.690-de-8-de-outubro-de-2019-220804447
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quinta-feira, 19 de setembro de 2019
6º Encontro Nacional de Arquivistas das IFES
Há 10 anos, era realizado em Goiânia, o primeiro Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior – Enarquifes com o tema “A atuação dos arquivistas das IFES: desafios e perspectivas de cooperação”. O evento iniciou uma série que chega neste ano à sua sexta edição.
Naquele contexto, a ampliação do quadro de Arquivistas nas Universidades e Institutos Federais promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI instituído em 2007, fez emergir a iniciativa destes trabalhadores pensarem sua atuação, bem como promoverem ações de cooperação e integração.
A partir daquela edição, o Enarquifes foi realizado a cada dois anos, tendo proposto várias melhorias na Política de Arquivos, elaborado recomendações para promoção da carreira e do campo da Arquivologia mediante a sistemática publicação de Cartas de Resoluções de cada um dos eventos.
Agora, 2019, depois de completar sua primeira peregrinação pelos quatro cantos do Brasil, o Enarquifes retorna à Goiânia em meio à cortes orçamentários na Educação Federal e sob a pressão da “euforia” da digitalização em forma de medidas questionáveis que comprometem a preservação dos arquivos permanentes brasileiros. Momento oportuno para tratar “A Gestão e a preservação de documentos arquivísticos: O cenário das Ifes com o uso de sistemas eletrônicos”.
Inscreva-se até dia 04 de Novembro deste ano
01/08 – 30/09
- Associados c/ pagamento via depósito/transferência – R$ 108,00
- Pagamento via depósito/transferência pessoal Normas – R$ 120,00
- Inscrição via Nota de Empenho Normas – R$ 216,00
01/10 – 04/11
- Associados c/ pagamento via depósito/transferência Normas – R$ 162,00
- Pagamento via depósito/transferência pessoal Normas – R$ 180,00
- Inscrição via Nota de Empenho Normas – R$ 324,00
terça-feira, 17 de setembro de 2019
Universidade do Nordeste com 1 Código de Vaga Livre de Arquivista
A Universidade Federal do Piauí - UFPI, com sede em Teresina-PI, possui (1) um código de vaga livre de Arquivista.
Esse código livre é decorrente de um pedido de exoneração de servidor arquivista, através da Portaria Nº 1.233, de 17 de julho de 2019, que era lotado na Coordenação de Pagamento/SRH da instituição.
Conforme o Quadro de Referência de Cargos Vagos da UFPI, e com a quantitativo de códigos livres, a UFPI tende a promover um novo Concurso Público visando o preenchimento de todos os códigos livres, mas pode aceitar uma redistribuição ou aproveitamento de concursados.
Os cargos livres podem ser vistos no portal da instituição, conforme Link abaixo.
FONTE: Pagina da UFPI
Esse código livre é decorrente de um pedido de exoneração de servidor arquivista, através da Portaria Nº 1.233, de 17 de julho de 2019, que era lotado na Coordenação de Pagamento/SRH da instituição.
Conforme o Quadro de Referência de Cargos Vagos da UFPI, e com a quantitativo de códigos livres, a UFPI tende a promover um novo Concurso Público visando o preenchimento de todos os códigos livres, mas pode aceitar uma redistribuição ou aproveitamento de concursados.
Os cargos livres podem ser vistos no portal da instituição, conforme Link abaixo.
FONTE: Pagina da UFPI
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sexta-feira, 30 de agosto de 2019
UFU declara vago o código de vaga de arquivista
O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, através da Portaria nº 2.516, de 27 de agosto de 2019, declarou vago 1 Cargo de Arquivista.
O referido cargo era ocupado por ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS CHAGAS, em virtude de posse em outro cargo público inacumulável.
A portaria acima poder representar uma nova nomeação no concurso da UFU, que está válido por dois anos.
Desejamos sucesso ao André em sua nova instituição.
Fonte: DOU
O referido cargo era ocupado por ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS CHAGAS, em virtude de posse em outro cargo público inacumulável.
A portaria acima poder representar uma nova nomeação no concurso da UFU, que está válido por dois anos.
Desejamos sucesso ao André em sua nova instituição.
Fonte: DOU
sexta-feira, 23 de agosto de 2019
Universidade do RS declara vago 1 Código de Vaga
O Vice-Reitor da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, através da Portaria nº 2.185, de 19 de agosto de 2019 declarou vago 1 Cargo de Técnico em Arquivo.
O referido cargo era ocupado por VITOR HUGO KARST FELIX, em decorrência de posse em outro cargo público inacumulável na Universidade Federal de Santa Maria.
A legislação vigente impede que esse cargo seja ocupado por novo servidor e deve ser devolvido ao Ministério da Educação - MEC para sua extinção.
Fonte:
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.185-de-19-de-agosto-de-2019-211693573
O referido cargo era ocupado por VITOR HUGO KARST FELIX, em decorrência de posse em outro cargo público inacumulável na Universidade Federal de Santa Maria.
A legislação vigente impede que esse cargo seja ocupado por novo servidor e deve ser devolvido ao Ministério da Educação - MEC para sua extinção.
Fonte:
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.185-de-19-de-agosto-de-2019-211693573
quinta-feira, 22 de agosto de 2019
UFSC promove chamada pública para redistribuição de Arquivista
A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com sede na cidade de Florianópolis-SC, através de sua Pró Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - PRODEGEST, torna pública a abertura das inscrições para a Chamada Pública de Redistribuição da carreira de cargos Técnico-Administrativos em Educação.
Dentre as disponíveis, há 1 vaga para o cargo de Arquivista.
As inscrições serão realizadas entre 21 de agosto a 6 de setembro de 2019 e devem ser efetuadas por meio eletrônico através do endereço abaixo:
http://prodegesp.ufsc.br/chamada-publica-de-redistribuicaostae/vigentes/
A seleção dos servidores que poderão ser redistribuídos para a UFSC será composta por duas etapas:
1) Análise da documentação apresentada, realizada pela CDiM/DDP, com base nos seguintes critérios:
a) Requisitos da redistribuição constantes no item 2;
b) Critérios de participação constantes no item 3;
2) Análise curricular e entrevista, caso necessário, com o candidato, a ser realizada pelo gestor da respectiva unidade de lotação, com base nos seguintes critérios:
a) Experiência na área a qual se destina a vaga;
b) Conhecimento de ferramentas e recursos tecnológicos para o exercício das atividades a serem desempenhadas nas respectivas unidades de lotação;
Previsão de resultado: A partir de 07/10/2019
FONTE
http://prodegesp.ufsc.br/files/2019/08/Chamada-P%C3%BAblica-STAE-02-2019.pdf
Dentre as disponíveis, há 1 vaga para o cargo de Arquivista.
As inscrições serão realizadas entre 21 de agosto a 6 de setembro de 2019 e devem ser efetuadas por meio eletrônico através do endereço abaixo:
http://prodegesp.ufsc.br/chamada-publica-de-redistribuicaostae/vigentes/
A seleção dos servidores que poderão ser redistribuídos para a UFSC será composta por duas etapas:
1) Análise da documentação apresentada, realizada pela CDiM/DDP, com base nos seguintes critérios:
a) Requisitos da redistribuição constantes no item 2;
b) Critérios de participação constantes no item 3;
2) Análise curricular e entrevista, caso necessário, com o candidato, a ser realizada pelo gestor da respectiva unidade de lotação, com base nos seguintes critérios:
a) Experiência na área a qual se destina a vaga;
b) Conhecimento de ferramentas e recursos tecnológicos para o exercício das atividades a serem desempenhadas nas respectivas unidades de lotação;
Previsão de resultado: A partir de 07/10/2019
FONTE
http://prodegesp.ufsc.br/files/2019/08/Chamada-P%C3%BAblica-STAE-02-2019.pdf
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quinta-feira, 31 de janeiro de 2019
SUBSIGA-MEC tem nova gestão
A Subcomissão Setorial de Coordenação do Sistema de Gestão de
Documentos de Arquivo do Ministério da Educação (SUBSIGA-MEC) tem nova gestão
designada pela Portaria GM/MEC nº 1.393, de 20 de dezembro de 2018, cujos representantes são:
- Bárbara Cristina da Silva Monteiro (Presidente);
- Geraldo Alves de Lima (Vice-Presidente);
- Maire Andrade de Freitas (1ª Suplente).
O cargo de presidente estava sob a responsabilidade do Arquivista
Leonardo Ruas Correia, que encaminhou a seguinte mensagem:
“Agradeço imensamente ao Arquivo Nacional, por meio de seus gestores e
técnicos, pela oportunidade em contribuir com este tão importante sistema
estruturador da administração pública federal, especificamente na área de
gestão de documentos – basilar a todo o processo técnico arquivístico –, pelo
apoio empreendido e as diversas proposições e reuniões técnicas compartilhadas
com esta Subcomissão do SIGA-MEC e dessa à coordenação do SIGA/AN.
Igualmente,
ao Ministério da Educação me é mister também agradecer, mediante seus gestores
e intervenientes, a oportunização concedida, na qual, esforcei-me na realização
da missão que me foi confiada.
Por fim, agradeço aos meus colegas seccionais pelo profícuo trabalho
desenvolvido em conjunto com este órgão setorial. Ainda, segue em anexo uma
breve apresentação (abr./2018) de algumas das propostas e/ou projetos desta
SUBSIGA-MEC à época e outras que permaneceram durante o período em que
representei esta Subcomissão."
Link para a apresentação (https://drive.google.com/file/d/0B3R5JDaD1dvdLUJKWGN0Znd5ZmVZcW5MTDBTUGk2dHBvTm00/view?usp=sharing)
Link para o ato
(http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56423014 – DOU nº 245, seção 2, p. 29-30)
quarta-feira, 26 de dezembro de 2018
Comunicado CNIFES - Dezembro/2018
REDE DE ARQUIVISTAS
DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO - ARQUIFES
Comitê Nacional – CNIFES
C O M U N I C A D O
A Rede
de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino, por meio do seu Comitê
Nacional, que se reuniu no último dia 20/12/2018, tendo em vista a necessidade
de prestação de contas acerca das deliberações ocorridas na 4ª Reunião da Rede
ARQUIFES, realizada durante o 8º Congresso Nacional de Arquivologia em João
Pessoa, comunica a todos que o Comitê está trabalhando no planejamento e estruturação
das seguintes ações:
1. Consolidação
do novo portal ARQUIFES:
a.
Definição de novos conteúdos
b. Criação
de área interna
2. Planejamento
estratégico das ações de articulação política do CNIFES/ARQUIFES:
a.
Normatização do MEC e das IFES sobre
acervo acadêmico e diploma digital
b. Sites
institucionais dos Arquivos das IFES
c.
Impossibilidade da contratação de
Técnicos em Arquivo (Decreto 9.262/18)
d. Curso
técnico para formação de Técnicos de Arquivo na rede federal
e.
Documentos digitais nas IFES (PEN, AFD,
registros acadêmicos e RDC-Arq)
f.
Mobilização conjunta contra a aprovação
do PL 7920
g. Cursos
em âmbito nacional sobre os temas de interesse da rede ARQUIFES
3. Consolidação
do plano de ações dos Grupos de Trabalho ARQUIFES:
a.
Divulgação do relatório consolidado dos
resultados em 2018
b. Definição
das metas para 2019
4. Sistematização
das ações ARQUIFES a serem apresentadas no ENARQUIFES
a.
Mapeamento orçamentário dos Arquivos
das IFES
b. Levantamento
organizacional e funcional dos Arquivos das IFES
c.
Contribuição para atualização curricular
dos cursos de Arquivologia do país
Todas essas ações terão seus detalhes
planejados durante o mês de janeiro e deverão ser divulgadas até o mês de
fevereiro de 2019. Quaisquer dúvidas ou informações poderão ser solicitadas
pelo e-mail arquifes@gmail.com
Atenciosamente,
Comitê
Nacional da Rede Arquifes
sexta-feira, 23 de novembro de 2018
Ministério do Planejamento realizará workshop sobre AFD
Workshop
Assentamento Funcional Digital – AFD
A Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, por intermédio do
Departamento de Gestão dos Sistemas de Pessoal – DESIS, convida para o “Workshop
AFD”, que será realizado no dia 12 de dezembro de 2018, em Brasília – DF.
O objetivo é reunir servidores da área de Recursos Humanos
para apresentar o SIGEPE-AFD, a nova Portaria Normativa e o Processo
Licitatório em curso para contratação da empresa que prestará serviços de
digitalização do legado das pastas funcionais.
Local: Min.
do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
End.: Esp.
dos Ministérios, bloco K, auditório do subsolo
Data:
12/12/18
Horário: 14h
às 18h
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