GT,s ARQUIFES

 A Rede ARQUIFES conta, atualmente, com oito (8) Grupos de Trabalhos - GT,s que foram aprovados no VI Encontro Nacional de Arquivistas das IFES (ENARQUIFES) realizado no Campus da Universidade Federal de Goiás (UFG) em 2019. 

Cabe destacar que os objetivos são diretrizes norteadores, e o desenvolvimento dos trabalhos refletirá o empenho dos membros de cada GT, sob supervisão da Coordenação de Grupos de Trabalho do Comitê Nacional de Arquivistas das IFES (CNIFES).


Coordenação: Alessandra Germano (UFJF)
Objetivos
- Recomendar a contribuição com o fortalecimento da institucionalização de programas de gestão arquivística de documentos (analógicos e digitais), em especial, das atividades fim das IFES.
- Realizar um levantamento da gestão de documentos nas Instituições Federais de Ensino, buscando consolidar dados para o auxílio das IFES que não possuem políticas arquivísticas consolidadas.

Coordenação: Alex Trindade Barbosa (UNIFAL)
Objetivos
- Recomendar a contribuição com a gestão, preservação, acesso e autenticidade do acervo acadêmico digital das IFES em consonância com o instrumentos normativos e orientações emanadas pelo Arquivo Nacional e o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ).
- Mapear as práticas de preservação digital dos sistemas em uso para gestão e armazenamento do Acervo Acadêmico e Diploma Digital.
- Realizar levantamento dos tipos documentais que compõe o Assentamento Individual do Aluno por IFES como subsídio às atividades trabalhos do GT Acervo Acadêmico.
- Sensibilizar os dirigentes das IFES sobre a relevância do Arquivo como setor estratégico da administração, no que tange à gestão dos documentos, que contribuem para o acesso à informação acadêmica e preservação da memória institucional.

Coordenação: Pedro Filipy (UFPB)
Objetivos
- Recomendar aos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a adoção de Sistema de Gestão de Documentos em conjunto com solução de armazenamento, preservação e acesso que atenda a legislação arquivística.
- Realizar avaliação da quantidade de servidores dedicados as atividades relacionadas ao AFD nas IFES.
- Realizar levantamento dos tipos documentais que compõem o AFD por IFES como subsídio às atividades do Grupo de Trabalho.
- Estudar a classificação do Assentamento Funcional dos Servidores.
- Aprovar interlocução com as entidades sindicais que representam as categorias dos servidores públicos das IFES (Andes, Fasubra, ProIFES e SINASEFE) para discutir os problemas relacionados à implantação do Assentamento Funcional Digital (AFD) e suas consequências aos direitos dos servidores com vistas à propor ações que contribuam para resguardá-los.

Coordenação: Rosale Mattos (UFF)
Objetivos
- Aprovar a criação de grupo de arquivistas que proponha parceria com o Arquivo Nacional para revisar e atualizar o Código de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação Relativos às Atividade-fim das IFES.
- Aprovar a proposição de um método de classificação em uma perspectiva descentralizada que confira autonomia para as IFES.
- Pleitear junto às IFES e ao Arquivo Nacional autonomia para alteração e modificação dos instrumentos técnico às Comissões de Permanentes de Avaliação de Documentos (CPAD’s).

Coordenação: Pedro Filipy (UFPB)
Objetivos
- Aplicação de questionário que conste perguntas específicas sobre a temática “documentos digitais”;
- Recomendar a contribuição com a gestão, preservação, acesso e autenticidade do acervo acadêmico digital das IFES em consonância com o instrumentos normativos e orientações emanadas pelo Arquivo Nacional e o Conselho Nacional de Arquivos
- Incluir questão sobre a infraestrutura dos cursos no que tange pesquisa e extensão no instrumento de coleta de dados utilizado pela ação “Identificar nos cursos de arquivologia do país disciplinas que atendam as demandas tecnológicas”.

Coordenação: Cássia Rizzo (UFES)
Objetivos
- Recomendar aos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) a aderência das IFES ao barramento de serviços do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN)
- Analisar os requisitos dos sistemas utilizados pelas IFES (SUAP, SIE, SIG/UFRN, SEI).
- Mapear a situação de implantação de sistemas de produção e tramitação de documentos digitais nas IFES.
- Estudar e propor formas de auxílio na aderência ao PEN.
- Incentivar as IFES a criar políticas arquivísticas que incluam a definição de procedimentos voltados à produção e tramitação de documentos digitais.
- Mapear procedimentos e decisões utilizados pelas IFES na formação dos tipos de documentos e processos no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN).
- Recomendar a pesquisa e o uso de vocabulários controlados e taxonomia em sistemas das IFES.

Coordenação: Andrea Gonçalves (FURG)
Objetivos
- Pleitear junto ao Arquivo Nacional e ao Fórum Nacional de Associações de Arquivologia do Brasil (FNArq) a oferta de cursos em Preservação Digital e Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis nas universidades, institutos federais ou em outras instituições em diferentes regiões do território nacional que permitam a ampla participação de arquivistas das IFES.
- Aprovar interlocução com a Associação Nacional Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) que apresente o Repositório Arquivístico Digital Confiável como ferramenta indispensável à proteção do direito à memória, do patrimônio histórico, e de direitos difusos e coletivos, contidos ou manifestados em acervos documentais digitais.
- Aprovar a continuidade da elaboração de carta de recomendação de implantação de Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis à Associação Nacional Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

Coordenação: Solenar Nascimento (UFBA)
Objetivos
O Grupo de Trabalho Memória Institucional das IFES, foi aprovado no V Encontro Nacional de Arquivistas das IFES em 2017, mas não houveram interessados em coordenar os trabalhos naquele evento. Durante o VI ENARQUIFES de 2019, foi definida a Coordenação, mas os objetivos não foram pré-estabelecidas, sendo decidida e aprovada pelos membros que compões o GT em consonância com as resoluções relativas ao tema de todos os ENARQUIFES.


Histórico dos GT,s

Durante a reunião da Rede ARQUIFES no VII Congresso Nacional de Arquivologia (CNA) em Fortaleza-CE (2016), surgiu a ideia de se criar Grupos de Trabalhos da Rede ARQUIFES, que teriam como principal objetivo, o de contribuir com as atividades desenvolvidas nos arquivos das IFES.

A proposta, encaminhada e ratificada durante a plenária do 5º Encontro Nacional de Arquivistas das IFES (ENARQUIFES), ocorrido no campus da FURG na cidade de Rio Grande-RS em 2017.

Os primeiros Grupos de Trabalho (GT,s) criados foram:

1) Acervo Acadêmico.
2) Assentamento Funcional Digital (AFD)
3) Classificação Documental
4) Repositórios e Plataformas de Acesso Digitais
5) Processo Eletrônico Nacional (PEN)
6) Memória Institucional das IFES (que não teve interessados em coordenar)

Em junho de 2018 o CNIFES fez uma convocatória para que os membros da Rede ARQUIFES pudessem aderir nos cinco (5) grupos de trabalhos, de forma colaborativa e definindo um cronograma até o próximo Congresso Nacional de Arquivologia.





O número significativo de arquivistas e técnicos em arquivo das IFES, durante a Reunião da Rede ARQUIFES no VIII CNA foi fundamental para dar força aos Grupos de Trabalho. Cada Coordenador pode apresentar um relatório parcial das atividades desenvolvidas e que culminaria na apresentação no VI Encontro Nacional de Arquivistas das IFES.

Durante a apresentação dos relatórios de cada Grupo de Trabalho, durante o VI ENARQUIFES, foi possível ter a dimensão das atividades desenvolvidas culminando em relatórios coesos e com apontamentos que permitiram a Rede ARQUIFES, analisar e identifica a necessidade de continuação de alguns GT,s bem como criação de novos Grupos de Trabalho frente a demanda que esses profissionais se deparam em suas IFES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário