A partir da semana que vem, estarão abertas as inscrições para a participação de instituições arquivísticas na 2ª Semana Nacional de Arquivos.
Esse período é dedicado a eventos acadêmicos e culturais relacionados aos arquivos e às entidades culturais de todo o país. É uma das ações previstas no Plano Setorial de Arquivos (2017-2027), elaborado pelo Colegiado Setorial de Arquivos do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) do Ministério da Cultura.
Consolidado através do Objetivo 4 do PSA, que tem por meta "Ampliar a divulgação de acervos arquivísticos, valorizando as expressões locais e intensificando o intercâmbio no território nacional".
A construção do Plano Setorial de Arquivos teve intensa colaboração e participação de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior (ARQUIFES) que fizeram parte da Composição do CNPC.
Deste modo, é fundamental que os arquivistas e técnicos em arquivo da Rede ARQUIFES ampliem a adesão das instituições arquivisticas das IFES nesta próxima edição, que este ano terá como tema "Governança, memória e herança" proposto pelo Conselho Internacional de Arquivos (ICA).
O ICA sugere que se faça desse evento uma oportunidade para que os profissionais da área e os acervos com os quais eles trabalham ganhem maior visibilidade, por meio do compartilhamento das experiências de cada instituição.
Esse tema é amplo e contempla todo e qualquer arquivo que tenha relações com os sistemas de governo municipais, estaduais ou federal, ou que ajude na preservação da memória, em benefício da sociedade para a qual serve.
O evento ocorre em vários espaços e se insere no calendário internacional de celebração do Dia Internacional dos Arquivos (9 de junho). Na edição passada (2017), mais de 150 instituições, em quase todos os estados brasileiros, fizeram algum tipo de atividade a fim de chamar a atenção do público para o trabalho em arquivos.
Para participar é muito simples e fácil, as instituições arquivísticas, os centros de memória e demais entidades detentoras de acervos, de natureza pública ou privada, devem programar um ou mais eventos em seus espaços ou de parceiros, tais como exposições, visitas mediadas, rodas de conversa, palestras, exibições de filme, espetáculos artísticos, entre outros.
Não importa se você está em uma IFES de uma grande metrópole ou em uma cidade do interior, em um arquivo central ou em um pequeno setor. Elabore um projeto, envolva a Pró Reitoria de Extensão de sua instituição, busque apoio da Reitoria e Vice Reitoria, promova um debate, crie redes.
Se você trabalha com qualquer tipo de acervo documental, aproveite esse momento para mostrar o valor do trabalho de preservação e organização de documentos textuais, iconográficos, cartográficos, sonoros, entre outros. As ações locais refletirão nacionalmente e internacionalmente na importância e valorização dos Arquivos para a cultura e a cidadania.
Sites importântes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário