sexta-feira, 2 de junho de 2017

1ª Semana Nacional de Arquivos


De 05 a 10 de junho acontece a 1ª Semana Nacional de Arquivos, a primeira iniciativa deste tipo na área, no Brasil, que visa ampliar a visibilidade dos arquivos e sua inserção na sociedade e é baseada na bem sucedida Semana de Museus.

O evento está alinhado ao Dia Internacional dos Arquivos, celebrado no dia 9 de Junho e que foi instituído pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Québec, em novembro de 2007.

Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente no 9 de junho de 1948, que a UNESCO criou o ICA – Conselho Internacional de Arquivos. O objetivo da criação do Dia Internacional de Arquivos é proporcionar condições para que se desenvolvam ações de promoção e divulgação da causa dos arquivos em todo o mundo.

No Brasil, o Arquivo Nacional organiza 1ª Semana Nacional de Arquivos, em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa.

Diversas instituições de todo o país estão participando do evento e estarão promovendo: visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes e muito mais!

Semana de Arquivos no Arquivo Nacional
No Arquivo Nacional (AN) acontecerão visitas guiadas, sessões de cinema, teatro e mesas-redondas que levantam o debate sobre memória e sociedade.

Veja Aqui a programação pelas Unidades da Federação:
semanadearquivos.arquivonacional.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário