quinta-feira, 19 de setembro de 2019

6º Encontro Nacional de Arquivistas das IFES


Há 10 anos, era realizado em Goiânia, o primeiro Encontro Nacional de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino Superior – Enarquifes com o tema “A atuação dos arquivistas das IFES: desafios e perspectivas de cooperação”. O evento iniciou uma série que chega neste ano à sua sexta edição. 

Naquele contexto, a ampliação do quadro de Arquivistas nas Universidades e Institutos Federais promovida pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI instituído em 2007, fez emergir a iniciativa destes trabalhadores pensarem sua atuação, bem como promoverem ações de cooperação e integração.

A partir daquela edição, o Enarquifes foi realizado a cada dois anos, tendo proposto várias melhorias na Política de Arquivos, elaborado recomendações para promoção da carreira e do campo da Arquivologia mediante a sistemática publicação de Cartas de Resoluções de cada um dos eventos. 

Agora, 2019, depois de completar sua primeira peregrinação pelos quatro cantos do Brasil, o Enarquifes retorna à Goiânia em meio à cortes orçamentários na Educação Federal e sob a pressão da “euforia” da digitalização em forma de medidas questionáveis que comprometem a preservação dos arquivos permanentes brasileiros. Momento oportuno para tratar “A Gestão e a preservação de documentos arquivísticos: O cenário das Ifes com o uso de sistemas eletrônicos”.


Inscreva-se até dia 04 de Novembro deste ano

01/08 – 30/09


  • Associados c/ pagamento via depósito/transferência – R$ 108,00 
  • Pagamento via depósito/transferência pessoal Normas – R$ 120,00 
  • Inscrição via Nota de Empenho Normas – R$ 216,00 

01/10 – 04/11


  • Associados c/ pagamento via depósito/transferência Normas – R$ 162,00 
  • Pagamento via depósito/transferência pessoal Normas – R$ 180,00 
  • Inscrição via Nota de Empenho Normas – R$ 324,00

terça-feira, 17 de setembro de 2019

Universidade do Nordeste com 1 Código de Vaga Livre de Arquivista

A Universidade Federal do Piauí - UFPI, com sede em Teresina-PI, possui (1) um código de vaga livre de Arquivista.

Esse código livre é decorrente de um pedido de exoneração de servidor arquivista, através da Portaria Nº 1.233, de 17 de julho de 2019, que era lotado na Coordenação de Pagamento/SRH da instituição.

Conforme o Quadro de Referência de Cargos Vagos da UFPI, e com a quantitativo de códigos livres, a UFPI tende a promover um novo Concurso Público visando o preenchimento de todos os códigos livres, mas pode aceitar uma redistribuição ou aproveitamento de concursados.

Os cargos livres podem ser vistos no portal da instituição, conforme Link abaixo.

FONTE: Pagina da UFPI

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

UFU declara vago o código de vaga de arquivista

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, através da Portaria nº 2.516, de 27 de agosto de 2019, declarou vago 1 Cargo de Arquivista.

O referido cargo era ocupado por ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS CHAGAS, em virtude de posse em outro cargo público inacumulável.

A portaria acima poder representar uma nova nomeação no concurso da UFU, que está válido por dois anos.

Desejamos sucesso ao André em sua nova instituição.

Fonte: DOU

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Universidade do RS declara vago 1 Código de Vaga

O Vice-Reitor da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, através da Portaria nº 2.185, de 19 de agosto de 2019 declarou vago 1 Cargo de Técnico em Arquivo.

O referido cargo era ocupado por VITOR HUGO KARST FELIX, em decorrência de posse em outro cargo público inacumulável na Universidade Federal de Santa Maria.

A legislação vigente impede que esse cargo seja ocupado por novo servidor e deve ser devolvido ao Ministério da Educação - MEC para sua extinção.

Fonte:
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.185-de-19-de-agosto-de-2019-211693573

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

UFSC promove chamada pública para redistribuição de Arquivista

A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com sede na cidade de Florianópolis-SC, através de sua Pró Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - PRODEGEST, torna pública a abertura das inscrições para a Chamada Pública de Redistribuição da carreira de cargos Técnico-Administrativos em Educação.

Dentre as disponíveis, há 1 vaga para o cargo de Arquivista. 

As inscrições serão realizadas entre 21 de agosto a 6 de setembro de 2019 e devem ser efetuadas por meio eletrônico através do endereço abaixo:
http://prodegesp.ufsc.br/chamada-publica-de-redistribuicaostae/vigentes/

A seleção dos servidores que poderão ser redistribuídos para a UFSC será composta por duas etapas: 

1) Análise da documentação apresentada, realizada pela CDiM/DDP, com base nos seguintes critérios:
a) Requisitos da redistribuição constantes no item 2;
b) Critérios de participação constantes no item 3; 

2) Análise curricular e entrevista, caso necessário, com o candidato, a ser realizada pelo gestor da respectiva unidade de lotação, com base nos seguintes critérios:
a) Experiência na área a qual se destina a vaga;
b) Conhecimento de ferramentas e recursos tecnológicos para o exercício das atividades a serem desempenhadas nas respectivas unidades de lotação; 

Previsão de resultado: A partir de 07/10/2019

FONTE
http://prodegesp.ufsc.br/files/2019/08/Chamada-P%C3%BAblica-STAE-02-2019.pdf

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

SUBSIGA-MEC tem nova gestão






A Subcomissão Setorial de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo do Ministério da Educação (SUBSIGA-MEC) tem nova gestão designada pela Portaria GM/MEC nº 1.393, de 20 de dezembro de 2018, cujos representantes são:

- Bárbara Cristina da Silva Monteiro (Presidente);
- Geraldo Alves de Lima (Vice-Presidente);
- Maire Andrade de Freitas (1ª Suplente).

O cargo de presidente estava sob a responsabilidade do Arquivista Leonardo Ruas Correia, que encaminhou a seguinte mensagem:

“Agradeço imensamente ao Arquivo Nacional, por meio de seus gestores e técnicos, pela oportunidade em contribuir com este tão importante sistema estruturador da administração pública federal, especificamente na área de gestão de documentos – basilar a todo o processo técnico arquivístico –, pelo apoio empreendido e as diversas proposições e reuniões técnicas compartilhadas com esta Subcomissão do SIGA-MEC e dessa à coordenação do SIGA/AN. 

Igualmente, ao Ministério da Educação me é mister também agradecer, mediante seus gestores e intervenientes, a oportunização concedida, na qual, esforcei-me na realização da missão que me foi confiada.

Por fim, agradeço aos meus colegas seccionais pelo profícuo trabalho desenvolvido em conjunto com este órgão setorial. Ainda, segue em anexo uma breve apresentação (abr./2018) de algumas das propostas e/ou projetos desta SUBSIGA-MEC à época e outras que permaneceram durante o período em que representei esta Subcomissão."



Link para o ato
(http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56423014 – DOU nº 245, seção 2, p. 29-30)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Comunicado CNIFES - Dezembro/2018







REDE DE ARQUIVISTAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO - ARQUIFES
Comitê Nacional – CNIFES


C O M U N I C A D O


A Rede de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino, por meio do seu Comitê Nacional, que se reuniu no último dia 20/12/2018, tendo em vista a necessidade de prestação de contas acerca das deliberações ocorridas na 4ª Reunião da Rede ARQUIFES, realizada durante o 8º Congresso Nacional de Arquivologia em João Pessoa, comunica a todos que o Comitê está trabalhando no planejamento e estruturação das seguintes ações:

1.       Consolidação do novo portal ARQUIFES:
a.        Definição de novos conteúdos
b.       Criação de área interna

2.       Planejamento estratégico das ações de articulação política do CNIFES/ARQUIFES:
a.        Normatização do MEC e das IFES sobre acervo acadêmico e diploma digital
b.       Sites institucionais dos Arquivos das IFES
c.        Impossibilidade da contratação de Técnicos em Arquivo (Decreto 9.262/18)
d.       Curso técnico para formação de Técnicos de Arquivo na rede federal
e.        Documentos digitais nas IFES (PEN, AFD, registros acadêmicos e RDC-Arq)
f.        Mobilização conjunta contra a aprovação do PL 7920
g.       Cursos em âmbito nacional sobre os temas de interesse da rede ARQUIFES

3.       Consolidação do plano de ações dos Grupos de Trabalho ARQUIFES:
a.        Divulgação do relatório consolidado dos resultados em 2018
b.       Definição das metas para 2019

4.       Sistematização das ações ARQUIFES a serem apresentadas no ENARQUIFES
a.        Mapeamento orçamentário dos Arquivos das IFES
b.       Levantamento organizacional e funcional dos Arquivos das IFES
c.        Contribuição para atualização curricular dos cursos de Arquivologia do país

Todas essas ações terão seus detalhes planejados durante o mês de janeiro e deverão ser divulgadas até o mês de fevereiro de 2019. Quaisquer dúvidas ou informações poderão ser solicitadas pelo e-mail arquifes@gmail.com

Atenciosamente,


Comitê Nacional da Rede Arquifes