sexta-feira, 30 de agosto de 2019

UFU declara vago o código de vaga de arquivista

O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, através da Portaria nº 2.516, de 27 de agosto de 2019, declarou vago 1 Cargo de Arquivista.

O referido cargo era ocupado por ANDRE GUSTAVO DOS SANTOS CHAGAS, em virtude de posse em outro cargo público inacumulável.

A portaria acima poder representar uma nova nomeação no concurso da UFU, que está válido por dois anos.

Desejamos sucesso ao André em sua nova instituição.

Fonte: DOU

sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Universidade do RS declara vago 1 Código de Vaga

O Vice-Reitor da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL, através da Portaria nº 2.185, de 19 de agosto de 2019 declarou vago 1 Cargo de Técnico em Arquivo.

O referido cargo era ocupado por VITOR HUGO KARST FELIX, em decorrência de posse em outro cargo público inacumulável na Universidade Federal de Santa Maria.

A legislação vigente impede que esse cargo seja ocupado por novo servidor e deve ser devolvido ao Ministério da Educação - MEC para sua extinção.

Fonte:
http://www.in.gov.br/web/dou/-/portaria-n-2.185-de-19-de-agosto-de-2019-211693573

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

UFSC promove chamada pública para redistribuição de Arquivista

A Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, com sede na cidade de Florianópolis-SC, através de sua Pró Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas - PRODEGEST, torna pública a abertura das inscrições para a Chamada Pública de Redistribuição da carreira de cargos Técnico-Administrativos em Educação.

Dentre as disponíveis, há 1 vaga para o cargo de Arquivista. 

As inscrições serão realizadas entre 21 de agosto a 6 de setembro de 2019 e devem ser efetuadas por meio eletrônico através do endereço abaixo:
http://prodegesp.ufsc.br/chamada-publica-de-redistribuicaostae/vigentes/

A seleção dos servidores que poderão ser redistribuídos para a UFSC será composta por duas etapas: 

1) Análise da documentação apresentada, realizada pela CDiM/DDP, com base nos seguintes critérios:
a) Requisitos da redistribuição constantes no item 2;
b) Critérios de participação constantes no item 3; 

2) Análise curricular e entrevista, caso necessário, com o candidato, a ser realizada pelo gestor da respectiva unidade de lotação, com base nos seguintes critérios:
a) Experiência na área a qual se destina a vaga;
b) Conhecimento de ferramentas e recursos tecnológicos para o exercício das atividades a serem desempenhadas nas respectivas unidades de lotação; 

Previsão de resultado: A partir de 07/10/2019

FONTE
http://prodegesp.ufsc.br/files/2019/08/Chamada-P%C3%BAblica-STAE-02-2019.pdf

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

SUBSIGA-MEC tem nova gestão






A Subcomissão Setorial de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo do Ministério da Educação (SUBSIGA-MEC) tem nova gestão designada pela Portaria GM/MEC nº 1.393, de 20 de dezembro de 2018, cujos representantes são:

- Bárbara Cristina da Silva Monteiro (Presidente);
- Geraldo Alves de Lima (Vice-Presidente);
- Maire Andrade de Freitas (1ª Suplente).

O cargo de presidente estava sob a responsabilidade do Arquivista Leonardo Ruas Correia, que encaminhou a seguinte mensagem:

“Agradeço imensamente ao Arquivo Nacional, por meio de seus gestores e técnicos, pela oportunidade em contribuir com este tão importante sistema estruturador da administração pública federal, especificamente na área de gestão de documentos – basilar a todo o processo técnico arquivístico –, pelo apoio empreendido e as diversas proposições e reuniões técnicas compartilhadas com esta Subcomissão do SIGA-MEC e dessa à coordenação do SIGA/AN. 

Igualmente, ao Ministério da Educação me é mister também agradecer, mediante seus gestores e intervenientes, a oportunização concedida, na qual, esforcei-me na realização da missão que me foi confiada.

Por fim, agradeço aos meus colegas seccionais pelo profícuo trabalho desenvolvido em conjunto com este órgão setorial. Ainda, segue em anexo uma breve apresentação (abr./2018) de algumas das propostas e/ou projetos desta SUBSIGA-MEC à época e outras que permaneceram durante o período em que representei esta Subcomissão."



Link para o ato
(http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/56423014 – DOU nº 245, seção 2, p. 29-30)

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

Comunicado CNIFES - Dezembro/2018







REDE DE ARQUIVISTAS DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO - ARQUIFES
Comitê Nacional – CNIFES


C O M U N I C A D O


A Rede de Arquivistas das Instituições Federais de Ensino, por meio do seu Comitê Nacional, que se reuniu no último dia 20/12/2018, tendo em vista a necessidade de prestação de contas acerca das deliberações ocorridas na 4ª Reunião da Rede ARQUIFES, realizada durante o 8º Congresso Nacional de Arquivologia em João Pessoa, comunica a todos que o Comitê está trabalhando no planejamento e estruturação das seguintes ações:

1.       Consolidação do novo portal ARQUIFES:
a.        Definição de novos conteúdos
b.       Criação de área interna

2.       Planejamento estratégico das ações de articulação política do CNIFES/ARQUIFES:
a.        Normatização do MEC e das IFES sobre acervo acadêmico e diploma digital
b.       Sites institucionais dos Arquivos das IFES
c.        Impossibilidade da contratação de Técnicos em Arquivo (Decreto 9.262/18)
d.       Curso técnico para formação de Técnicos de Arquivo na rede federal
e.        Documentos digitais nas IFES (PEN, AFD, registros acadêmicos e RDC-Arq)
f.        Mobilização conjunta contra a aprovação do PL 7920
g.       Cursos em âmbito nacional sobre os temas de interesse da rede ARQUIFES

3.       Consolidação do plano de ações dos Grupos de Trabalho ARQUIFES:
a.        Divulgação do relatório consolidado dos resultados em 2018
b.       Definição das metas para 2019

4.       Sistematização das ações ARQUIFES a serem apresentadas no ENARQUIFES
a.        Mapeamento orçamentário dos Arquivos das IFES
b.       Levantamento organizacional e funcional dos Arquivos das IFES
c.        Contribuição para atualização curricular dos cursos de Arquivologia do país

Todas essas ações terão seus detalhes planejados durante o mês de janeiro e deverão ser divulgadas até o mês de fevereiro de 2019. Quaisquer dúvidas ou informações poderão ser solicitadas pelo e-mail arquifes@gmail.com

Atenciosamente,


Comitê Nacional da Rede Arquifes

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Ministério do Planejamento realizará workshop sobre AFD


Workshop
Assentamento Funcional Digital – AFD



A Secretaria de Gestão de Pessoas – SGP, por intermédio do Departamento de Gestão dos Sistemas de Pessoal – DESIS, convida para o “Workshop AFD”, que será realizado no dia 12 de dezembro de 2018, em Brasília – DF.

O objetivo é reunir servidores da área de Recursos Humanos para apresentar o SIGEPE-AFD, a nova Portaria Normativa e o Processo Licitatório em curso para contratação da empresa que prestará serviços de digitalização do legado das pastas funcionais.

Local: Min. do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
End.: Esp. dos Ministérios, bloco K, auditório do subsolo
Data: 12/12/18
Horário: 14h às 18h


sexta-feira, 12 de outubro de 2018

O Novo Portal Arquifes e a Pesquisa de Opinião

A campanha para o novo portal foi um sucesso, um viva para todos nós!



Mas antes de pegar as taças, precisamos agradecer os patrocinadores dessa ideia:
  1. Alana Carla Cavalcanti de Oliveira Guimarães
  2. Alex Arquivo
  3. Andrea Santos
  4. Angélica Corvello Schwalbe
  5. Carmen Lucia Borges Teixeira Valenti
  6. Cassia Gisele de Morais Rizzo
  7. Celia Schneider
  8. Cinara Reis Flores
  9. Claudineli Carin Seiffert
  10. Claudio Rodrigues
  11. Derian Luiz dos Santos
  12. Eduardo Luiz dos Santos
  13. Eliseu dos Santos Lima
  14. Emilene Santos
  15. Guilherme Garcia Teixeira
  16. Júnia Terezinha Morais Ramos
  17. Kelly Cristina Pontes
  18. Marina Costa de Oliveira
  19. Milena de Jesus Melo
  20. Miriane Fiuza
  21. Murilo
  22. Nilton Souza Oliveira
  23. Rosaura Antunes
  24. Sergio Fredrich Rodrigues
  25. Solange Huber
  26. Tassila Oliveira Ramos
  27. Vitor Tonini Machado
  28. Wagner Ridolphi
  29. Zenobio Junior
Juntas, essas pessoas arrecadaram R$880, e por isso somos muito gratos e nos sentimos muito honrados pela confiança depositada para executar a tarefa a frente: Criar um novo portal para a Rede Arquifes.

Ok, mas e agora, o que acontece?


Obrigado por perguntar!

Como havíamos dito durante a campanha, para um projeto desse funcionar, e para que outros projetos futuros sejam vistos com bons olhos, a transparência é primordial.

E infelizmente, a primeira coisa que acontece é: Esperar

Mas não por muito tempo.

Recebemos da equipe benfeitoria o seguinte e-mail (colado na íntegra):
"Olá Rede,

Parabéns pelo sucesso da sua campanha! Você arrecadou R$ 880,00, atingindo 110,00% da meta, a partir da colaboração de 29 benfeitores.

Como as últimas colaborações ainda podem demorar um pouco para cair na conta, em aproximadamente 7 dias te enviaremos todos os dados dos colaboradores e as orientações finais do processo de pagamento. Devido a esse prazo de conclusão das transações, o valor arrecadado pode sofrer pequenas alterações, ok?
Como já falamos lá no início da campanha, a Benfeitoria é a 1ª plataforma do mundo cobrar comissão livre. Você optou por colaborar com 8,00% para nos ajudar a bancar os custos da plataforma. Esse valor representa R$ 70,40 do seu valor arrecadado. A taxa das integradoras financeiras (4,5%) representa R$ 39,60 do total. Sendo assim, o valor líquido arrecadado pela sua campanha é de R$ 770,00.
Vamos nos falando!
Beijos, Equipe Benfeitora "


Pois é, mesmo atingindo 110% da meta, conseguimos apenas 96% da meta graças a impostos e encargos.

Outra fato é que teremos que esperar 7 dias para utilizar o valor. Quando essa etapa burocrática e inevitável acabar é que poderemos de fato começar a atuar.

E quando isso acontecer, isso é o que faremos:

  • Documentar todas as transações (seu dinheiro é coisa séria!).
  • Contratar o serviço de hospedagem do HostGator.
  • Aguardar 1~5 dias para Hostgator confirmar o deposito e conceder acesso ao nosso painel de controle.
  • Comprar o modelo de Wordpress Thrive (vencedor da pesquisa com os benfeitores).
  • Configurar, testar e compartilhar até que todos estejam satisfeitos.
Nosso plano é ter o site funcionando e no ar até o fim de novembro. O prazo é largo por segurança, porque embora estejamos confiantes de que isso aconteça muito antes ninguém do atual CNIFES é design de sites (somos todos Arquivistas e Técnicos de Arquivo), de modo que essa reformulação é também uma jornada de aprendizagem.

Atualizaremos vocês constantemente.

A Pesquisa de Opinião

Junto com a campanha, lançamos uma pesquisa de opinião para ouvir o que é a Rede Arquifes, o que ela quer, do que ela gosta e desgosta.
Foram 50 respostas cheias de opinião, e esses são os resultados:





Os 3 desafios mais votados da profissão são:

  1. Executar com recursos humanos reduzidos. (41 votos)
  2. Conscientizar dirigentes. (36 votos)
  3. Executar com recursos financeiros reduzidos. (33 votos)
O último: Não existir um Arquivo Central vinculado à Reitoria. (1 voto)

Os 3 recursos que mais auxiliariam a profissão:

  1. Softwares livres que atendam as necessidades. (29 votos)
  2. Promoção da área em outros eventos — Como eventos de TI ou de administração/Secretariado. (27 votos)
  3. Conscientização de Associações e outras organizações da área sobre a importância do Arquivista. (24 votos)
O último: Cursos e capacitações na minha região (1 voto).

As características mais importantes para o profissional:

  1. Persistência. (35 votos em nível 5)
  2. Espírito de equipe. (27 votos em nível 5)
  3. Criatividade. (28 votos em nível 5)

Como os Arquifes buscam informação:

  1. Com colegas da área. (21 votos em nível 5)
  2. Lendo recursos instrumentais. (20 votos em nível 5)
  3. Através de informação jornalística. (13 votos)
O último: eventos em geral. (10 votos em nível 5)


Os principais motivos para utilizar o blog da Rede Arquifes:

  1. Ver notícias sobre eventos que estão ocorrendo. (35 votos)
  2. Se informar sobre cursos que estão acontecendo. (29 votos)
  3. Se informar sobre concursos públicos da área nas IFES. (23 votos)
Os últimos: Informações gerais sobre a área, buscar mais contatos com arquivistas. (1 voto cada)

O que gostariam de ver no Portal da Rede Arquifes:

Essa pergunta teve respostas muito acirradas, então vamos até a 5º posição
  1. Notícias de opinião sobre temas da área. (39 votos)
  2. Notícias de eventos. (36 votos)
  3. Avaliação de Softwares e outras aplicações que ajudam a área & Notícias sobre "O que acontece lá fora?" (35 votos cada)
  4. Matéria de Convidados & Debates com vários participantes sobre a área & Notícias sobre artigos científicos. (34 votos cada)
  5. Fórum de discussão e áreas para partilhar experiências e documentos. (33 votos)
Além disso, também recebemos uma boa quantia de mensagens diretas, mas para essas vamos fazer uma postagem a parte ok? Não esquecemos de vocês.

Conclusão

Temos muita coisa para fazer, para pensar e discutir, mas as coisas vão andar. Espero que esses resultados também criem insights para vocês, nossos leitores.

Os resultados são os que esperavam? Essa pesquisa vai ser utilizada como base tanto para nós do atual CNIFES quanto para os futuros. Obrigado aos que participaram!


Até mais, Rede Arquifes!