quinta-feira, 23 de agosto de 2018

Rede Arquifes quer ouvir Você

Olá pessoal da Rede Arquifes,

Nós somos vocês e vocês somos nós. Essa Rede, esse blog, o Enarquifes e tudo o que o Arquifes criou é fruto de um esforço coletivo, então queremos ouvir você.



Vocês já devem estar sabendo que criamos uma campanha para coletar recursos para migrar para um domínio próprio usando o Wordpress, certo?

Estamos indo bem e isso é fantástico, mas dando certo ou não (vai dar!) também queremos ouvir o que vocês pensam. Não faz sentido nós do CNIFES confabularmos planos se não for para atender aos Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino.

Foi pensando nisso que junto com a campanha criamos um formulário para o pessoal da Rede Arquifes responder. Nós estimamos que você vai gastar entre 4 e 9 minutos para responder tudo.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DA REDE ARQUIFES

O bacana é que nenhuma resposta é obrigatória. O formulário, assim como a campanha do Novo Portal da Rede Arquifes , ficará disponível até o dia 9 de outubro de 2018.

Visita lá!

Somos muitos, somos a Rede Arquifes!

quinta-feira, 16 de agosto de 2018

A Rede Arquifes lamenta o falecimento do Prof. Anilson Roberto Cerqueira Gomes


Nesse momento tão importante para nós, lançando uma campanha para avançar o interesse de todos os arquivistas e técnicos de arquivo das IFES, fomos surpreendidos com uma triste notícia: O falecimento do professor Anilson Gomes do Instituto Federal da Bahia.
 

Nós, da rede Arquifes, lamentamos profundamente esse fim precoce e transmitimos nossos mais sinceros sentimentos aos familiares, amigos e profissionais que tiveram a fortunosa oportunidade de trabalhar com o professor.

Sempre seremos gratos ao apoio que deu ao Fórum de Arquivistas das IFES do Norte e Nordeste, pois sabemos como é importante ter dirigentes do nosso lado, trabalhando em busca de instituições públicas que adotem práticas modernas e compatíveis com o que há de ponta do pensamento nacional e internacional.

Seguiremos honrando a confiança que ele nos depositou naquela ocasião. Uma etapa da Rede Arquifes que foi exponencialmente facilitada e engrandecida com seu apoio.

Obrigado, Prof. Anilson Roberto Cerqueira Gomes.




Uma Nova Proposta de Site para o Arquifes

Prezados colegas da Rede Arquifes,

Como parte da criação do comitê atual — CNIFES —, veio o desejo de migrar o nosso site. Levamos um tempo para organizar as ideias e as agendas de todos os membros do comitê, mas agora teremos a chance de materializar o que planejamos.


Nosso plano envolve:
  • Migrar para Wordpress.
  • Ter hospedagem e domínios próprios,
  • Mapear o tipo de postagem.
  • Lançar novos tipos de materiais e espaços no site.

Por favor, visitem a nossa campanha para ter mais detalhes sobre o que queremos. Por hora, adianto que a meta é tratar essa rede que é de todos com o carinho e respeito que merece, por nós, por vocês e pelos que assumirão o CNIFES futuramente.

Para sabermos se é esse o desejo de todos, lançamos um financiamento coletivo lá na Benfeitoria. Embora as postagens continuem, elas podem melhorar e expandir em formatos caso a rede assim desejar.
Clique Aqui e Acesse o Projeto de Financiamento Coletivo do Novo Portal Arquifes.


Visite a nossa campanha para ter mais detalhes sobre nossos planos e ver o vídeo que fizemos!

E isso é só o começo. Também elaboramos um plano de comunicação. Ele mostra e rege o funcionamento de toda a comunicação da Rede Arquifes nessa gestão 2017-2019.

Contamos com vocês.


Dúvidas, sugestões, informações?

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

IV Reunião ARQUIFES no VIII CNA


        
 FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NA IV REUNIÃO DA REDE ARQUIFES

Link para formulário de inscrição:
       

TEMA: 
Fortalecimento da Rede ARQUIFES

OBJETIVOS
§ Discutir os temas de interesse da Rede ARQUIFES inerentes ao cenário político e à legislação;
§Apresentar o regimento do Comitê Nacional da Rede ARQUIFES;
§ Apresentar os resultados dos Grupos de Trabalho da Rede ARQUIFES;
§ Aprovar a sede do Encontro Nacional da Rede ARQUIFES 2019.

COORDENAÇÃO
§ Pedro Felipy Cunha da Silva - Arquivista da Universidade Federal da Paraíba-UFPB;
§Thiara de Almeida Costa - Arquivista da Universidade de Brasília-UnB;

PAUTA DA REUNIÃO

1)     INFORMES 
§ Apresentação da reunião por representantes do Comitê Nacional da Rede Arquifes - CNIFES;
§ Breve apresentação dos Arquivistas das IFES.

2)     DISCUSSÃO DE TEMAS DE INTERESSE DOS PROFISSIONAIS DE ARQUIVO DAS IFES, INERENTES AO CENÁRIO POLÍTICO E LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA:

2.1) Desafios:

§ Recursos para as atividades de arquivo nas IFES;
§ Criação de políticas ou ações institucionais relacionadas às atividades legais de Arquivistas e Técnicos de Arquivo sem a participação dos profissionais que possuem a competência para tais ações;
§ Importância do Arquivo – instituição, nos organogramas e estruturas organizacionais das IFES;
§ Conscientização dos reitores a respeito das normas para guarda do acervo acadêmico das IFES conforme regulamentação do MEC;
§ Impossibilidade de contratação de técnicos de arquivo nas IFES após o decreto 9.262/2018;
§ Curso técnico de arquivo no país e a formação de mão de obra qualificada para o trabalho arquivístico;
§ Ações relacionadas às políticas de gestão de documentos, preservação da cadeia de custódia, autenticidade e preservação dos documentos produzidos e recebidos em ambiente digital, sobretudo nas demandas de implantação do Processo Eletrônico Nacional e do Assentamento Funcional Digital;
§ Adequação dos programas dos cursos de Arquivologia com as atuais demandas arquivísticas, em especial àquelas relacionadas aos documentos digitais;
§ Iminência da aprovação do PL7920 que altera a Lei de Arquivos e permite, dentre outras questões, a eliminação de documentos após a digitalização;
§ Implicações arquivísticas da implementação da Portaria 330 de 5 de abril de 2018 que versa sobre a emissão de diplomas em formato digital;
§ Alinhamento profissional dos Arquivistas frente às soluções tecnológicas de mercado para produção, arquivamento e acesso de documentos em nuvem (cloud computing).

2.2) Encaminhamentos:

3)     REGIMENTO DO COMITÊ NACIONAL DA REDE ARQUIFES 
3.1) Apresentação de proposta do Regimento do CNIFES;
3.2) Encaminhamento:

4)     APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS GRUPOS DE TRABALHO 
4.1) Processo Eletrônico Nacional (PEN)
4.2) Classificação de documentos
4.3) Assentamento Funcional Digital (AFD)
4.4) Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis e Plataformas de Acesso
4.5) Acervo Acadêmico
4.6) Encaminhamentos

5) ENCONTRO NACIONAL DA REDE ARQUIFES 2019

5.1) Aprovação da Sede do Enarquifes 2019

SIGA tem nova composição



     O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal - SIGA a partir do mês de agosto de 2018 passará a ter uma nova equipe, coordenada pela Arquivista Carolina de Oliveira, formada pela UFSM e Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UniRio. É servidora do Arquivo Nacional desde 2006, quando ingressou no último concurso do órgão, onde atuou nas áreas de processamento técnico e gestão de documentos. Esteve cedida de 2013 a 2017 para a Autoridade Pública Olímpica (APO), onde foi responsável pela implantação de uma Política Arquivística que incluía o Programa de Gestão de Documentos do órgão.

     As perspectivas da Carolina para essa nova fase do Siga, conforme notícia publicada no site oficial, são a consolidação do sistema com uma marca de impacto positivo para a administração pública federal; a sensibilização da alta administração dos órgãos; o posicionamento estratégico da gestão de documentos na administração pública federal e a promoção da liderança compartilhada. "Acredito que cada um tem o seu papel no âmbito da gestão de documentos e nosso objetivo é comum. Não há porque trabalharmos separados" detalha a Coordenadora. Além disso, a modernização do SIGA, buscando aproximar os processos de gestão de documentos às áreas de TI e a disseminação das ações e políticas do SIGA, bem como a produção de normas também serão pontos centrais da sua gestão.

     "Compreendo o desafio que estou assumindo. A motivação está em entender que o Siga traz para a administração pública federal benefícios para a racionalização da produção documental, eficiência nas tomadas de decisões, e transparência das ações governamentais. Bom para o serviço público; ótimo para o cidadão!" (Coordenadora do SIGA).

     De acordo com o Art. 2° do Decreto 4.915, de 12 de dezembro de 2003, o SIGA tem por finalidade:

- garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;
- integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram;
- disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;
- racionalizar a produção da documentação arquivística pública;
- racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;
- preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal; e
- articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

     A Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior - ARQUIFES deseja que o trabalho dessa nova equipe seja bem sucedido e contribua para o aperfeiçoamento da gestão de documentos das IFES.

domingo, 29 de julho de 2018

O que ler para discutir o Sistema Eletrônico de Informações - SEI?


Com o advento do Processo Eletrônico Nacional (PEN), muitas instituições estão adotando ao SEI, com ou sem a presença de arquivistas e técnicos de arquivo; em consonância com um SIGA ou não.

Para nos prepararmos, é necessário manter algumas leituras em dia.


Como sabemos, esse é mais um desafio para o profissional da informação. E para vencê-lo, precisamos estar equipados com a melhor informação possível, tanto para atuarmos no desenvolvimento e implantação dessa transformação, quanto no convencimento e auxílio na tomada de decisão dos gestores das IFES.

Para auxiliar a todos, recomendamos duas leituras iniciais. Sabemos que é necessário muito mais do que duas leituras para discutirmos o assunto, mas aqui citamos essas duas porque dentro delas há uma enormidade de referências que todo profissional deve absorver. Elas representam só o começo de uma rotina de estudos e atualização.

Vamos lá:

Informação é nossa ferramenta de trabalho e objeto de estudo.






quinta-feira, 19 de julho de 2018

GDIOnline promovendo discussões importantes para os Arquifes

Boas notícias para quem perdeu a data inicial do evento. Graças à Copa do Mundo, o evento GDIOnline foi alterada. Essa é sua oportunidade, pois ainda é tempo de se inscrever. 
Evento Online de Gestão de Documentos e Informação
É GRATUITO E AS VAGAS SÃO LIMITADAS Incrições no endereço: http://gdionline2018.com.br De 26 a 29 de julho de 2018. Serão 04 dias de palestras com renomados profissionais! Excelente oportunidade. http://gdionline2018.com.br/inscricoes.html