quinta-feira, 16 de agosto de 2018

Uma Nova Proposta de Site para o Arquifes

Prezados colegas da Rede Arquifes,

Como parte da criação do comitê atual — CNIFES —, veio o desejo de migrar o nosso site. Levamos um tempo para organizar as ideias e as agendas de todos os membros do comitê, mas agora teremos a chance de materializar o que planejamos.


Nosso plano envolve:
  • Migrar para Wordpress.
  • Ter hospedagem e domínios próprios,
  • Mapear o tipo de postagem.
  • Lançar novos tipos de materiais e espaços no site.

Por favor, visitem a nossa campanha para ter mais detalhes sobre o que queremos. Por hora, adianto que a meta é tratar essa rede que é de todos com o carinho e respeito que merece, por nós, por vocês e pelos que assumirão o CNIFES futuramente.

Para sabermos se é esse o desejo de todos, lançamos um financiamento coletivo lá na Benfeitoria. Embora as postagens continuem, elas podem melhorar e expandir em formatos caso a rede assim desejar.
Clique Aqui e Acesse o Projeto de Financiamento Coletivo do Novo Portal Arquifes.


Visite a nossa campanha para ter mais detalhes sobre nossos planos e ver o vídeo que fizemos!

E isso é só o começo. Também elaboramos um plano de comunicação. Ele mostra e rege o funcionamento de toda a comunicação da Rede Arquifes nessa gestão 2017-2019.

Contamos com vocês.


Dúvidas, sugestões, informações?

quinta-feira, 9 de agosto de 2018

IV Reunião ARQUIFES no VIII CNA


        
 FAÇA A SUA INSCRIÇÃO NA IV REUNIÃO DA REDE ARQUIFES

Link para formulário de inscrição:
       

TEMA: 
Fortalecimento da Rede ARQUIFES

OBJETIVOS
§ Discutir os temas de interesse da Rede ARQUIFES inerentes ao cenário político e à legislação;
§Apresentar o regimento do Comitê Nacional da Rede ARQUIFES;
§ Apresentar os resultados dos Grupos de Trabalho da Rede ARQUIFES;
§ Aprovar a sede do Encontro Nacional da Rede ARQUIFES 2019.

COORDENAÇÃO
§ Pedro Felipy Cunha da Silva - Arquivista da Universidade Federal da Paraíba-UFPB;
§Thiara de Almeida Costa - Arquivista da Universidade de Brasília-UnB;

PAUTA DA REUNIÃO

1)     INFORMES 
§ Apresentação da reunião por representantes do Comitê Nacional da Rede Arquifes - CNIFES;
§ Breve apresentação dos Arquivistas das IFES.

2)     DISCUSSÃO DE TEMAS DE INTERESSE DOS PROFISSIONAIS DE ARQUIVO DAS IFES, INERENTES AO CENÁRIO POLÍTICO E LEGISLAÇÃO ARQUIVÍSTICA:

2.1) Desafios:

§ Recursos para as atividades de arquivo nas IFES;
§ Criação de políticas ou ações institucionais relacionadas às atividades legais de Arquivistas e Técnicos de Arquivo sem a participação dos profissionais que possuem a competência para tais ações;
§ Importância do Arquivo – instituição, nos organogramas e estruturas organizacionais das IFES;
§ Conscientização dos reitores a respeito das normas para guarda do acervo acadêmico das IFES conforme regulamentação do MEC;
§ Impossibilidade de contratação de técnicos de arquivo nas IFES após o decreto 9.262/2018;
§ Curso técnico de arquivo no país e a formação de mão de obra qualificada para o trabalho arquivístico;
§ Ações relacionadas às políticas de gestão de documentos, preservação da cadeia de custódia, autenticidade e preservação dos documentos produzidos e recebidos em ambiente digital, sobretudo nas demandas de implantação do Processo Eletrônico Nacional e do Assentamento Funcional Digital;
§ Adequação dos programas dos cursos de Arquivologia com as atuais demandas arquivísticas, em especial àquelas relacionadas aos documentos digitais;
§ Iminência da aprovação do PL7920 que altera a Lei de Arquivos e permite, dentre outras questões, a eliminação de documentos após a digitalização;
§ Implicações arquivísticas da implementação da Portaria 330 de 5 de abril de 2018 que versa sobre a emissão de diplomas em formato digital;
§ Alinhamento profissional dos Arquivistas frente às soluções tecnológicas de mercado para produção, arquivamento e acesso de documentos em nuvem (cloud computing).

2.2) Encaminhamentos:

3)     REGIMENTO DO COMITÊ NACIONAL DA REDE ARQUIFES 
3.1) Apresentação de proposta do Regimento do CNIFES;
3.2) Encaminhamento:

4)     APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DOS GRUPOS DE TRABALHO 
4.1) Processo Eletrônico Nacional (PEN)
4.2) Classificação de documentos
4.3) Assentamento Funcional Digital (AFD)
4.4) Repositórios Arquivísticos Digitais Confiáveis e Plataformas de Acesso
4.5) Acervo Acadêmico
4.6) Encaminhamentos

5) ENCONTRO NACIONAL DA REDE ARQUIFES 2019

5.1) Aprovação da Sede do Enarquifes 2019

SIGA tem nova composição



     O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal - SIGA a partir do mês de agosto de 2018 passará a ter uma nova equipe, coordenada pela Arquivista Carolina de Oliveira, formada pela UFSM e Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UniRio. É servidora do Arquivo Nacional desde 2006, quando ingressou no último concurso do órgão, onde atuou nas áreas de processamento técnico e gestão de documentos. Esteve cedida de 2013 a 2017 para a Autoridade Pública Olímpica (APO), onde foi responsável pela implantação de uma Política Arquivística que incluía o Programa de Gestão de Documentos do órgão.

     As perspectivas da Carolina para essa nova fase do Siga, conforme notícia publicada no site oficial, são a consolidação do sistema com uma marca de impacto positivo para a administração pública federal; a sensibilização da alta administração dos órgãos; o posicionamento estratégico da gestão de documentos na administração pública federal e a promoção da liderança compartilhada. "Acredito que cada um tem o seu papel no âmbito da gestão de documentos e nosso objetivo é comum. Não há porque trabalharmos separados" detalha a Coordenadora. Além disso, a modernização do SIGA, buscando aproximar os processos de gestão de documentos às áreas de TI e a disseminação das ações e políticas do SIGA, bem como a produção de normas também serão pontos centrais da sua gestão.

     "Compreendo o desafio que estou assumindo. A motivação está em entender que o Siga traz para a administração pública federal benefícios para a racionalização da produção documental, eficiência nas tomadas de decisões, e transparência das ações governamentais. Bom para o serviço público; ótimo para o cidadão!" (Coordenadora do SIGA).

     De acordo com o Art. 2° do Decreto 4.915, de 12 de dezembro de 2003, o SIGA tem por finalidade:

- garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;
- integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram;
- disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;
- racionalizar a produção da documentação arquivística pública;
- racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;
- preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal; e
- articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

     A Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior - ARQUIFES deseja que o trabalho dessa nova equipe seja bem sucedido e contribua para o aperfeiçoamento da gestão de documentos das IFES.

domingo, 29 de julho de 2018

O que ler para discutir o Sistema Eletrônico de Informações - SEI?


Com o advento do Processo Eletrônico Nacional (PEN), muitas instituições estão adotando ao SEI, com ou sem a presença de arquivistas e técnicos de arquivo; em consonância com um SIGA ou não.

Para nos prepararmos, é necessário manter algumas leituras em dia.


Como sabemos, esse é mais um desafio para o profissional da informação. E para vencê-lo, precisamos estar equipados com a melhor informação possível, tanto para atuarmos no desenvolvimento e implantação dessa transformação, quanto no convencimento e auxílio na tomada de decisão dos gestores das IFES.

Para auxiliar a todos, recomendamos duas leituras iniciais. Sabemos que é necessário muito mais do que duas leituras para discutirmos o assunto, mas aqui citamos essas duas porque dentro delas há uma enormidade de referências que todo profissional deve absorver. Elas representam só o começo de uma rotina de estudos e atualização.

Vamos lá:

Informação é nossa ferramenta de trabalho e objeto de estudo.






quinta-feira, 19 de julho de 2018

GDIOnline promovendo discussões importantes para os Arquifes

Boas notícias para quem perdeu a data inicial do evento. Graças à Copa do Mundo, o evento GDIOnline foi alterada. Essa é sua oportunidade, pois ainda é tempo de se inscrever. 
Evento Online de Gestão de Documentos e Informação
É GRATUITO E AS VAGAS SÃO LIMITADAS Incrições no endereço: http://gdionline2018.com.br De 26 a 29 de julho de 2018. Serão 04 dias de palestras com renomados profissionais! Excelente oportunidade. http://gdionline2018.com.br/inscricoes.html

terça-feira, 19 de junho de 2018

Grupos de Trabalho da Rede Arquifes são iniciados


Prezados colegas Arquifes,

Foram criados os Grupos de Trabalho na última reunião dos Arquifes no VII Congresso Nacional de Arquivologia em Fortaleza, e ratificados no 5º Enarquifes, ocorrido em Rio Grande, com o objetivo de contribuir com as atividades desenvolvidas nos arquivos das IFES.


Convidamos os profissionais que queiram contribuir com a discussão para que possamos ter resultados com metas estabelecidas até o próximo CNA. Os grupos de Trabalho são os seguintes:

1) Acervo Acadêmico.
2) Assentamento Funcional Digital (AFD)
3) Classificação Documental
4) Repositórios e Plataformas de Acesso Digitais
5) Processo Eletrônico Nacional (PEN)

Salientamos que a adesão e participação deverá ser colaborativa, e que os coordenadores serão responsáveis por organizar, conduzir e darem feedback das discussões e ações na próxima reunião do CNA marcada para outubro de 2018.

Portanto, por favor, entrem no grupo ou nos grupos apenas se tiverem disponibilidade para contribuir.
Disponibilizaremos agora cronograma, objetivos de cada GT e os links de participação.

Comitê Nacional ARQUIFES


Link para participar do GT Acervo Acadêmico




Link para participar do GT AFD


Link para participar do GT Classificação



Link para participar do GT RDC-Arq e Plataformas de Acesso


Link para participar do GT PEN




Dúvidas, sugestões, informações?


terça-feira, 5 de junho de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PL 7920/2017 NA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS

Na próxima semana ocorrerá a AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PL 7920/2017 NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CLP) DA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS

A audiência está marcada para o dia 12 de junho às 14h30 no Anexo II (obs: plenário a definir) e que foi sugerida pelo Deputado Federal Glauber Braga (PSOL-RJ), em reunião com diversas entidades da área de arquivo no fim do ano passado.

Os Expositores que estarão na mesa:
• André Gustavo de Melo Araújo, Professor da Universidade de Brasília - UNB e representante da Associação Nacional de História - ANPUH;

• Ívina Flores Melo Kuroki, Arquivista, doutoranda em Ciência da Informação pela UNB;

• José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto, Advogado e membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ;

• Rodrigo Cavaliere Mourelle, Presidente da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional - ASSAN;

• Tânia Maria de Moura Pereira, Arquivista e doutoranda em Ciência da Informação.

A Rede Nacional de Arquivistas das IFES - ARQUIFES se posicionou contrario a esse Projeto de Lei. Acreditamos ser fundamental a presença de todos para enfrentarmos o “PL da Queima de Arquivo”.

Quem puder se deslocar a Brasília-DF para participar presencialmente do evento e apoiar as manifestações contra esse Projeto.

Essa é uma oportunidade para reiteramos o quão perverso é este projeto de lei e reforçar a nossa campanha: #QueimadeArquivoNão!