quinta-feira, 9 de agosto de 2018

SIGA tem nova composição



     O Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo da Administração Pública Federal - SIGA a partir do mês de agosto de 2018 passará a ter uma nova equipe, coordenada pela Arquivista Carolina de Oliveira, formada pela UFSM e Mestre em Gestão de Documentos e Arquivos pela UniRio. É servidora do Arquivo Nacional desde 2006, quando ingressou no último concurso do órgão, onde atuou nas áreas de processamento técnico e gestão de documentos. Esteve cedida de 2013 a 2017 para a Autoridade Pública Olímpica (APO), onde foi responsável pela implantação de uma Política Arquivística que incluía o Programa de Gestão de Documentos do órgão.

     As perspectivas da Carolina para essa nova fase do Siga, conforme notícia publicada no site oficial, são a consolidação do sistema com uma marca de impacto positivo para a administração pública federal; a sensibilização da alta administração dos órgãos; o posicionamento estratégico da gestão de documentos na administração pública federal e a promoção da liderança compartilhada. "Acredito que cada um tem o seu papel no âmbito da gestão de documentos e nosso objetivo é comum. Não há porque trabalharmos separados" detalha a Coordenadora. Além disso, a modernização do SIGA, buscando aproximar os processos de gestão de documentos às áreas de TI e a disseminação das ações e políticas do SIGA, bem como a produção de normas também serão pontos centrais da sua gestão.

     "Compreendo o desafio que estou assumindo. A motivação está em entender que o Siga traz para a administração pública federal benefícios para a racionalização da produção documental, eficiência nas tomadas de decisões, e transparência das ações governamentais. Bom para o serviço público; ótimo para o cidadão!" (Coordenadora do SIGA).

     De acordo com o Art. 2° do Decreto 4.915, de 12 de dezembro de 2003, o SIGA tem por finalidade:

- garantir ao cidadão e aos órgãos e entidades da Administração Pública Federal, de forma ágil e segura, o acesso aos documentos de arquivo e às informações neles contidas, resguardados os aspectos de sigilo e as restrições administrativas ou legais;
- integrar e coordenar as atividades de gestão de documentos de arquivo desenvolvidas pelos órgãos setoriais e seccionais que o integram;
- disseminar normas relativas à gestão de documentos de arquivo;
- racionalizar a produção da documentação arquivística pública;
- racionalizar e reduzir os custos operacionais e de armazenagem da documentação arquivística pública;
- preservar o patrimônio documental arquivístico da administração pública federal; e
- articular-se com os demais sistemas que atuam direta ou indiretamente na gestão da informação pública federal.

     A Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior - ARQUIFES deseja que o trabalho dessa nova equipe seja bem sucedido e contribua para o aperfeiçoamento da gestão de documentos das IFES.

domingo, 29 de julho de 2018

O que ler para discutir o Sistema Eletrônico de Informações - SEI?


Com o advento do Processo Eletrônico Nacional (PEN), muitas instituições estão adotando ao SEI, com ou sem a presença de arquivistas e técnicos de arquivo; em consonância com um SIGA ou não.

Para nos prepararmos, é necessário manter algumas leituras em dia.


Como sabemos, esse é mais um desafio para o profissional da informação. E para vencê-lo, precisamos estar equipados com a melhor informação possível, tanto para atuarmos no desenvolvimento e implantação dessa transformação, quanto no convencimento e auxílio na tomada de decisão dos gestores das IFES.

Para auxiliar a todos, recomendamos duas leituras iniciais. Sabemos que é necessário muito mais do que duas leituras para discutirmos o assunto, mas aqui citamos essas duas porque dentro delas há uma enormidade de referências que todo profissional deve absorver. Elas representam só o começo de uma rotina de estudos e atualização.

Vamos lá:

Informação é nossa ferramenta de trabalho e objeto de estudo.






quinta-feira, 19 de julho de 2018

GDIOnline promovendo discussões importantes para os Arquifes

Boas notícias para quem perdeu a data inicial do evento. Graças à Copa do Mundo, o evento GDIOnline foi alterada. Essa é sua oportunidade, pois ainda é tempo de se inscrever. 
Evento Online de Gestão de Documentos e Informação
É GRATUITO E AS VAGAS SÃO LIMITADAS Incrições no endereço: http://gdionline2018.com.br De 26 a 29 de julho de 2018. Serão 04 dias de palestras com renomados profissionais! Excelente oportunidade. http://gdionline2018.com.br/inscricoes.html

terça-feira, 19 de junho de 2018

Grupos de Trabalho da Rede Arquifes são iniciados


Prezados colegas Arquifes,

Foram criados os Grupos de Trabalho na última reunião dos Arquifes no VII Congresso Nacional de Arquivologia em Fortaleza, e ratificados no 5º Enarquifes, ocorrido em Rio Grande, com o objetivo de contribuir com as atividades desenvolvidas nos arquivos das IFES.


Convidamos os profissionais que queiram contribuir com a discussão para que possamos ter resultados com metas estabelecidas até o próximo CNA. Os grupos de Trabalho são os seguintes:

1) Acervo Acadêmico.
2) Assentamento Funcional Digital (AFD)
3) Classificação Documental
4) Repositórios e Plataformas de Acesso Digitais
5) Processo Eletrônico Nacional (PEN)

Salientamos que a adesão e participação deverá ser colaborativa, e que os coordenadores serão responsáveis por organizar, conduzir e darem feedback das discussões e ações na próxima reunião do CNA marcada para outubro de 2018.

Portanto, por favor, entrem no grupo ou nos grupos apenas se tiverem disponibilidade para contribuir.
Disponibilizaremos agora cronograma, objetivos de cada GT e os links de participação.

Comitê Nacional ARQUIFES


Link para participar do GT Acervo Acadêmico




Link para participar do GT AFD


Link para participar do GT Classificação



Link para participar do GT RDC-Arq e Plataformas de Acesso


Link para participar do GT PEN




Dúvidas, sugestões, informações?


terça-feira, 5 de junho de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PL 7920/2017 NA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS

Na próxima semana ocorrerá a AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE O PL 7920/2017 NA COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA (CLP) DA CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS

A audiência está marcada para o dia 12 de junho às 14h30 no Anexo II (obs: plenário a definir) e que foi sugerida pelo Deputado Federal Glauber Braga (PSOL-RJ), em reunião com diversas entidades da área de arquivo no fim do ano passado.

Os Expositores que estarão na mesa:
• André Gustavo de Melo Araújo, Professor da Universidade de Brasília - UNB e representante da Associação Nacional de História - ANPUH;

• Ívina Flores Melo Kuroki, Arquivista, doutoranda em Ciência da Informação pela UNB;

• José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto, Advogado e membro da Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos do Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ;

• Rodrigo Cavaliere Mourelle, Presidente da Associação dos Servidores do Arquivo Nacional - ASSAN;

• Tânia Maria de Moura Pereira, Arquivista e doutoranda em Ciência da Informação.

A Rede Nacional de Arquivistas das IFES - ARQUIFES se posicionou contrario a esse Projeto de Lei. Acreditamos ser fundamental a presença de todos para enfrentarmos o “PL da Queima de Arquivo”.

Quem puder se deslocar a Brasília-DF para participar presencialmente do evento e apoiar as manifestações contra esse Projeto.

Essa é uma oportunidade para reiteramos o quão perverso é este projeto de lei e reforçar a nossa campanha: #QueimadeArquivoNão!

quarta-feira, 30 de maio de 2018

Universidade Federal recebe Código de Vaga Livre de Arquivista

Através da Portaria nº 505 de 29 de maio de 2018 do Ministério da Educação - MEC, publicada hoje no Diário Oficial da União - DOU, englobou a redistribuição de servidor, por um Código de Vaga livre de Arquivista.

Conforme a referida portaria, a servidora administradora VERÔNICA PEREIRA MIRANDA, teve seu processo de redistribuição efetivada para o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA, que tem sua sede em Salvador-BA.

A contrapartida do IFBA, foi a Redistribuição do Código de Vaga Livre nº 0977874 - Cargo de Arquivista para a UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA, que tem sua sede em Belém-PA.

Esta é mais uma oportunidade para as nomeações além das vagas, previstas no edital do concursos público que a UFPA está promovendo para o cargo de Arquivista este ano.

segunda-feira, 28 de maio de 2018

Participe dos Grupos de Trabalho da REDE ARQUIFES


A Rede de Arquivistas e Técnicos de Arquivo das Instituições Federais de Ensino Superior - Rede Arquifes é um grupo formado por servidores públicos interessados em contribuir para o desenvolvimento das atividades de Arquivo nas IFES.

A concretização dos objetivos da rede só é possível com a participação dos membros por meio dos Grupos de Trabalho. Nesse sentido, o Comitê Nacional (CNIFES) convida todos os interessados em contribuir na discussão de ideias e nas ações dos GRUPOS DE TRABALHO DA REDE ARQUIFES.

Grupos de Trabalho existentes:

1) Classificação Documental 
2) Assentamento Funcional Digital (AFD)
3) Processo Eletrônico Nacional (PEN)
4) Arquivos Permanentes e Memoriais
5) Repositórios e Plataformas de Acesso Digitais (RDc-Arq e ICA-Atom)

Novo Grupo de Trabalho proposto:
6) Acervo Acadêmico e Portaria MEC 22/2017

O mês de junho de 2018 será dedicado para a confirmação da composição dos GTs e definição do plano de trabalho e resultados a serem apresentados na 4ª Reunião ARQUIFES que ocorrerá no CNA, no mês de outubro de 2018, na cidade de João Pessoa.

Se você tem interesse em participar, envie um e-mail para arquifes@gmail.com
Ou fale com o representante da sua região no CNIFES